Memorial Minas Vale abre inscrições para projeto de pesquisas - Santa Tereza Tem
Logo

Memorial Minas Vale abre inscrições para projeto de pesquisas

Expo Vozes Atlânticas de Thaís Tanure. Foto: Maristella Medeiros

Memorial Minas Vale abre convocatória até dia 30 de junho para expor pesquisas universitária com benefício de 7 mil reais

O Memorial Minas Gerais Vale – MMGV – dá continuidade, mesmo neste período de isolamento social devido à pandemia do Convid -19, às suas ações, lançando convocatória para inscrição de propostas para o Projeto Novos Pesquisadores, destinado ao público acadêmico. O objetivo é colocar em evidência trabalhos de dissertações e teses defendidas em mestrados ou doutorados, nos últimos cinco anos, nas áreas de Ciências Humanas. O conteúdo precisa dialogar com as exposições de longa duração do MMGV ou com os eixos temáticos desenvolvidos pelo Educativo do espaço. Os trabalhos selecionados ganharão uma exposição e os seus autores serão convocados a participar de conversas dentro da programação do Diálogo com Novos Pesquisadores.

Serão selecionadas três pesquisas e cada uma receberá o benefício de 7 mil reais. As inscrições estão abertas até o dia 30 de junho pelo link: http://memorialvale.com.br/pt/educativo/convocatorias/ . O resultado será divulgado no dia 10 de julho, no site do Memorial Vale.

“Nosso objetivo é divulgar para o público em geral o que tem sido estudado no campo das ciências humanas nas universidades. Temas e pesquisas que, muitas vezes, ficam restritos às bancas de defesa, ao círculo acadêmico, aos congressos, às revistas científicas, outros meios. Nesse sentido, identificamos no museu o espaço ideal para propor esse diálogo, sendo o propulsor dessa conexão entre essas pesquisas atuais com a sociedade, além de valorizar os acadêmicos, divulgando os seus trabalhos”, explica Wagner Tameirão, gerente do Memorial Vale.

A ideia é que cada pesquisador fique responsável, juntamente com a equipe curadora, por organizar e preparar o trabalho acadêmico inscrito em formato expositivo. A exposição ocorrerá no Memorial Vale e também em suas plataformas digitais. O autor da pesquisa também será convidado a participar do “Diálogo com Novos Pesquisadores”, espaço criado para discorrer sobre a sua pesquisa, não só para o público interno – Educativo do museu-, mas também para o público em geral, seguindo diversos formatos – seminário, palestras, bate-papos, mesa-redonda com outros convidados, dentre outros – e em diferentes plataformas, como nas redes digitais do Memorial.

A previsão é que as exposições ocorram no segundo semestre de 2020 e no primeiro semestre de 2021, sendo a primeira delas no mês de agosto e a última em fevereiro de 2021. Devido a pandemia do COVID-19, as exposições e o Diálogo com Novos Pesquisadores serão planejados para serem realizados também no ambiente virtual.

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE NA WEB
http://www.memorialvale.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/memorialvale
Instagram: https://www.instagram.com/memorial.vale
Youtube: https://www.youtube.com/user/memorialvale

Anúncios