Verbo:Gentileza lança #ArteSalva com projeções de obras em empenas - Santa Tereza Tem
Logo

Verbo:Gentileza lança #ArteSalva com projeções de obras em empenas

Projeto Verbo:Gentileza lança #ArteSalva com projeções de obras de arte em empenas de edifícios de BH, São Paulo, RJ, Porto Alegre e Recife dia 28 de maio

A gentileza como ação contínua e em movimento. É isso que o Verbo:Gentileza propõe desde sua concepção em 2016. São quatro anos de escuta, de diálogo com a cidade e de um processo de transformação em rede para uma vida urbana mais gentil e, consequentemente melhor.

E no dia 28 de maio, das 19h às 21h, o movimento colaborativo Verbo:Gentileza lança a galeria digital #ArteSalva, na qual obras de arte serão projetadas em empenas de prédios em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre. A ação tem parceria com o coletivo Projetemos, curadoria de Leandro Miranda e pretende mostrar a produção de artistas durante o isolamento social.

Entrando em seu quinto ano, o projeto torna-se ainda mais necessário e urgente, “o século 21 já trazia todos esses desafios e a pandemia concentrou, intensificou e acelerou a turbulência, forçando o sistema que inventamos e habitamos aos seus limites. Do ponto de vista humano, não está fácil. Estamos sendo convidados a reinventar todas as relações que construímos e mantemos com nós mesmos, com os outros e com o planeta. Mais que nunca a gentileza seria capaz de nos curar. E, se a #GentilezaCura; a #ArteSalva” contextualiza Erlana Castro, co-criadora do movimento.

Nesta primeira edição do #ArteSalva, participam: Cristiano Xavier (fotógrafo); Rodrigo Oliveira (videomaker), Carolina Correa (atriz), Fernanda Takai (cantora – com o vídeo lyric “Terra Plana”), Beth Freitas (fotógrafa e videomaker), Leonardo Lima (diretor), Márcia Charnizon (fotógrafa), Nina Maalej (fotógrafa), Estevão Andrade (fotógrafo) e Leandro Miranda (videomaker).

Quem está próximo às empenas terá a possibilidade de admirar uma exposição de obras de arte sem sair de casa. As pessoas que não puderem alcançar as projeções, poderão acompanhar a transmissão em tempo real no perfil do projeto no Instagram (@verbogentileza). Neste mesmo dia, será lançada uma campanha para que artistas interessados enviem seus trabalhos para serem projetados nas próximas edições. Um formulário será disponibilizado no site e a curadoria fará a seleção das obras. O Verbo:Gentileza disponibiliza, ainda, o vídeo com as obras para quem quiser projetar no seu bairro, para que a arte chegue ao maior número de pessoas possível. Em um segundo momento, os trabalhos irão compor uma galeria virtual e serão colocados à venda, como forma de contribuir com os artistas.

Em suas Living Room Sessions, sessões interativas no zoom, o Verbo:Gentileza continua ouvindo e dialogando com a sociedade. E o Festival Verbo:Gentileza se prepara para ser realizado em ambiente digital e terá a galeria #ArteSalva na programação.

SERVIÇO
Galeria digital #ArteSalva
Lançamento: Quinta-feira, 28 de maio, às 19h às 21h.
Local: empenas de prédios em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre.

Transmissão online: Instagram
Curador: Leandro Miranda
Artistas: Nesta primeira edição do #ArteSalva, participam: Cristiano Xavier (fotógrafo); Rodrigo Oliveira (videomaker), Carolina Correa (atriz), Fernanda Takai (cantora – com o vídeo lyric “Terra Plana”), Beth Freitas (fotógrafa e videomaker), Leonardo Lima (diretor), Márcia Charnizon (fotógrafa), Nina Maalej (fotógrafa), Estevão Andrade (fotógrafo) e Leandro Miranda (videomaker).
Mais informações: verbogentileza.com.br

Anúncios