Oficina de bordados online - Santa Tereza Tem
Logo

Oficina de bordados online

Oficina de bordados online: Bordado pelo mundo

Nesta quarta-feira (27/05), às 11h, Isabella Brandão, professora de bordado, com mestrado sobre a prática do bordado em Belo Horizonte no século XX, estreia nova série, “Bordado pelo mundo”.

Nas oficinas ela traz bordados feitos em outros países, conta sobre a parte histórica e as características culturais de cada um e ensina aaplicação dos pontos e materiais.

Na aula inaugural, dia 27, Isabella ensina a passar o desenho do papel para o tecido e mostra as técnicas do Bordado Português, falando da sua relação com o bordado brasileiro e vai ensinar a produzir o lenço dos namorados, utilizando um lenço branco de algodão, linha de novelo, caneta mágica, agulha e tesoura. 

Isabela Brandão explica que embora a técnica do bordado seja considerada, no senso comum, como uma habilidade manual única, ela se expressa de formas variadas de acordo com os aspectos econômicos, históricos, culturais e ambientais de cada sociedade. O modo como as pessoas se organizam, as formas de lazer, as sociabilidades, a matéria prima e os recursos naturais disponíveis, deixam marcas nas características dos bordados produzidos em cada lugar. Por este motivo, é possível visitar capítulos da história global a partir do fazer das linhas e agulhas.

Para acompanhar a atividade:

Memorialvale.com.br

Facebook Memorial/Vale

Youtube

www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/

Anúncios