Passeio pelas ruas de Santê IV - Santa Tereza Tem
Logo

Passeio pelas ruas de Santê IV

Por Eliza Peixoto
Fonte: Os Caminhos do Bairro Santa Tereza , Luis Góes

Continuamos nosso passeio pelas ruas de Santê em fotos, informações e curiosidades sobre cada uma. No de número IV a gente fala das últimas ruas, cujos nomes começam pela letra “B”.

Rua Bom Despacho

Segundo o livro Os Caminhos do Bairro Santa Tereza, de Luis Góes, o nome surgiu com a planta do bairro em 1924 e segue o grupo de vias com denominações de cidades mineiras. Começa na Rua Quimberlita 230, no Alto dos Piolhos, e finda na Rua Conselheiro Rocha, 3015.

Corta as Ruas Paraisópolis, Alvinópolis e Sivianópolis em longos quarteirões. No seu início, esquina com Quimberlita (Alto dos Piolhos) conta com bares e uma Escola. Mais abaixo está Associação dos Cronistas Esportivos de BH.

No número 205, em um lote cedido por uma moradora, está a Horta da Rede Lixo Zero, Núcleo Bom Despacho, que também é ponto de recebimento de resíduos recicláveis. Lá são comercializadas hortaliças orgânicas, colhidas na hora, às quartas e sábados.

A maioria das edificações são de casas, muitas já modificadas, e algumas ainda guardam resquícios antigos. Estão indicados para tombamento os imóveis de nº 018; 026; 027; 146; 265; 288; 317; 330; 489; 517.

Tirando o primeiro quarteirão, que à noite, especialmente no fim de semana tem movimento dos bares, é uma via tranquila. E uma das mais arborizadas e de passeios bem cuidados.

De acordo com o livro “Nossas Recordações” escrito pela família Santos, que sempre viveu nesta rua, a Bom Despacho era ponto de encontro da moçada dos anos 60, onde eram realizadas festas na rua e até jogos de futebol. (Vamos publicar algumas histórias desse livro)

A cidade de Bom Despacho

Bom Despacho, o município, está no Alto São Francisco e foi criado em 1911. O povoado teve início em 1771, com a construção da capela de Nossa Senhora do Bom Despacho pelos primeiros habitantes. É considerada polo para algumas cidades menores próximas, tendo recebido em 2015 o título de 4ª melhor cidade de menor porte para se viver.

Em 2000, a cidade recebeu sua primeira universidade, a FUNPAC – Fundação Universidade Presidente Antônio Carlos, posteriormente chamada de UNIPAC, ALIS e atual UNA, oferecendo diversos cursos superiores.

Segundo o último censo, conta com 100 mil habitantes e fica a 155 Km de Belo Horizonte.

Rua Bueno Brandão

A rua primeiramente se chamava Quartzo e depois, no quarteirão do Colégio São José, Madre Paula Montal. Em 1994, houve a troca de nomes e passou a Bueno Brandão. Começa na Rua Salinas 820 e termina na Rua Conselheiro Rocha e faz a divisa entre Santa Tereza e Floresta.

Nela funciona o tradicional Colégio São José, onde muitas crianças e adolescentes do bairro estudaram e ainda estudam. Este trecho do Colégio é considerado pertencente ao bairro Floresta.

Tem um bom comércio vizinho, já que corta a Rua Hermilo Alves. Via de muitas casas, jardins e poucos prédios.

É em uma casa antiga, que a ceramista Sônia Rigueira tem seu ateliê, onde produz belas obras. Aqui também funciona a ONG Instituto Terra Brasilis, dedicado aos estudos da biodiversidade.

Estão indicados para tombamentos os seguintes imóveis:  nº 249; 259; 291; 351; 388; 393; 424; 439; 489; 490; 497; 523.

Quem foi Bueno Brandão

Júlio Bueno Brandão, nasceu em 11 de julho de 1858, em Ouro Fino. Exercer diversos cargos políticos em sua cidade. Governou Minas Gerais por duas vezes. A primeira era vice-governador e assumiu o cargo devido à morte do então governador João Pinheiro, em 1908.

Em 1910, assume novamente o governo depois de eleito pelo voto popular. Foi senador e em 1930 foi o único a votar contra o estado de sítio em Minas Gerais.

Na Praça da Liberdade há um busto de Bueno Brandão.

Rua Buenópolis

A via recebeu o nome com a criação da planta do bairro em 1924, na série de denominações homenageando cidades mineiras. É uma grande ladeira, um só quarteirão, que ainda conserva o calçamento de pedras. Começa na Rua Pouso Alegre, 1680 e finda na Rua Salinas, 1195.

Não tem nenhum comércio e por ser de mão única é bem tranquila. A maioria dos imóveis são casas e sobrados, apesar de ter seis pequenos prédios de três andares, um ao lado do outro.

Interessante é que de um lado, ímpar, estão estes prédios e do outro, logo em frente, casas antigas, apesar de modificadas, em estilos arquitetônicos bem semelhantes.

 Estão indicados para tombamento os bens de nº181/187; 191/197.

A cidade de Buenópolis

O município de Buenópolis fica na zona do Alto São Francisco e foi criado em 1938.  Sua história começou em 1912 com o início das obras de construção da estão da Central pelo engenheiro Pedro Dutra. O nome Buenópolis foi uma homenagem a Júlio Bueno Brandão, de que já falamos acima.

Tem em torno de 12 mil habitantes e está a 290Km de Belo Horizonte.

O turismo ecológico é um marco com passeios às Serras do Cabral e de Minas, cachoeiras, riachos e nascentes de água quente. Conserva na Serra do Cabral a arte rupestre em suas grutas.

Matérias relacionadas

Passeio pelas ruas de Santê I

Passeio pelas ruas de Santê II

Passeio pelas ruas de Santê III

Anúncios