Eugênio Capataz se encanta - Santa Tereza Tem
Logo

Eugênio Capataz se encanta

Uma figura como que saída dos livros de Guimarães Rosa, com seu chapéu de couro e o bigodão, seu Eugênio, conhecido como Capataz, não será mais visto sentado no banco da Praça, observando o movimento, cumprimentando as pessoas ou assentado na porta da Pastelaria do Lúcio.  Pois é, ele encantou-se, como diria Guimarães Rosa, neste sábado.

Conversadeira que sou, sempre que o via, parava para um dedinho de prosa. Nessas conversas sempre aprendia algo novo e o admirava ainda mais. Uma das últimas lembranças que guardo dele foi no carnaval, quando ele saiu dançando com os bonecos gigantes da Apaetucada e fiz uma foto sua.

Dias depois, passando pela Mármore, Capataz me parou e disse-me coisas que me emocionaram. Foram mais ou menos estas as palavras: “Obrigado por ter feito aquela foto. No meio do povo, você me reparou. Uma pessoa assim simples como eu, você me viu e deu valor ”.

No Carnaval no Bloco da Apae

Capataz, apesar de não acreditar que os mortos escutem os vivos, eu lhe repito, o que lhe disse naquele dia: todas as pessoas são importantes nesse mundo. Todos têm o seu valor, não importa a cor da pele, a crença religiosa, o gênero, se mora em casa chique, nas vilas ou debaixo das marquises. Se dorme no banco das praças ou em um colchão fofinho. O que importa é o que lhes vai no coração, é a beleza do sentimento da fraternidade.

Viva seu Eugênio, Capataz!

Um viva à solidariedade

Uma pessoa solitária, sem família, ele foi amparado por um grupo de amigos aqui de Santa Tereza, que providenciou o atendimento médico e o acompanhou durante o internamento e continuam após sua morte.

 E, apesar das recomendações de isolamento, devido à corona vírus, esse grupo de amigos (que prefere manter no anonimato, o que a mão direita oferta, a esquerda não precisa de saber) está na rua, correndo atrás da documentação e providenciando o sepultamento, que será no dia 23 de março, segunda. Velório de 13 às 14h, no Cemitério Consolação, velório 5, Rua José Gomes Domingues, 2000 – Jaqueline, Belo Horizonte

As pessoas que lhe deram assistência aproveitam para ressaltar o excelente atendimento médico proporcionado pelo SUS, desde o Posto de Saúde, da Rua Anhanguera, à UPA Leste e o Hospital São Francisco.

Um viva à solidariedade! A humanidade tem salvação.

Matéria relacionada
Gente de Santê: Eugênio Capataz

Anúncios