Atividades gratuitas no Espaço do Conhecimento UFMG - Santa Tereza Tem
Logo

Atividades gratuitas no Espaço do Conhecimento UFMG

Fim de semana no Espaço do Conhecimento UFMG, que fica na Praça da Liberdade, com várias atividades gratuita para todas as idades. Veja programação abaixo

Oficina sobre a utilização do relógio de Sol
Hoje, cada um de nós carrega um dispositivo que mostra as horas com apenas um clique. Mas, muito antes disso, era a partir da sombra projetada pelo Sol que as pessoas se orientavam ao longo do dia. Neste sábado, dia 15 de fevereiro, às 14h, os visitantes vão aprender a usar um Relógio de Sol no Terraço Astronômico do Espaço do Conhecimento UFMG.
Identificar a hora solar é simples: na atividade, os participantes vão aprender a ver as horas a partir dos pontos cardeais e das sombras projetadas pela luz do astro em um ponteiro. Em seguida, farão a correspondência com a hora apontada pelos relógios convencionais usando uma tabela de ajuste para a latitude de Belo Horizonte.
A atividade é voltada para crianças maiores de 8 anos e para o público adulto. A duração prevista é de uma hora. Os interessados devem retirar uma senha gratuita na recepção do museu.

Sábado com Libras: percurso acessível à mostra Mundos Indígenas
No próximo sábado, 15 de fevereiro, quem se comunica por Língua de Sinais poderá visitar a exposição Mundos Indígenas na companhia da atriz e intérprete de Língua de Sinais Dinalva Andrade. A partir das 16h, os visitantes conhecerão cinco povos indígenas brasileiros mais a fundo por meio de um percurso pela nova mostra.
Inaugurada em dezembro do ano passado, a mostra foi elaborada a partir de conceitos propostos por curadores indígenas dos povos Ye’kwana, Yanomami, Xakriabá, Pataxoop e Tikmũ’ũn. Para apresentar esses mundos, a exposição conta com ilustrações, gravuras, animações, além de exibir objetos e artefatos como máscaras, cerâmicas e cestarias que fazem parte do cotidiano desses povos. A Visita pela Exposição Mundos Indígenas é gratuita e tem classificação livre. Sábado, 15 de fevereiro, às 16h.

Contação de histórias sobre o formato do planeta
Discussões sobre o fomato da Terra têm tomado conta das redes sociais. A comunidade científica, no entanto, já atingiu um consenso em relação à forma do nosso planeta: trata-se de uma esfera levemente achatada nas pontas! Chegar nesta conclusão não foi nada simples. Pensando nisso, no dia 15 de fevereiro, o Espaço do Conhecimento UFMG resgata essa história na atividade Formas da Terra.
Às 18h15, no sábado, os visitantes serão transportados para a Mesopotâmia de cinco mil anos atrás, de quando datam os primeiros registros escritos sobre o formato da Terra. A partir daí, a atração traz visões de outras culturas e aponta para as evidências encontradas ao longo da história sobre a forma do nosso planeta.
A ação educativa é gratuita e voltada para maiores de 10 anos. Os interessados devem retirar uma senha na recepção do museu. As vagas são limitadas. Sábado, 15 de fevereiro, às 18h15

Oficina: Criançada conhece povos indígenas com ajuda de quebra-cabeça
O Espaço do Conhecimento UFMG sabe que a melhor forma de aprender é brincando. Por isso, no próximo domingo, 16 de fevereiro, às 15h, as crianças vão descobrir o universo indígena brasileiro com a ajuda de um quebra-cabeça superdivertido. A oficina (Des)encaixando revela ao público infantil a diversidade desses povos no país, com foco nas comunidades Ye’kwana, Yanomami, Xakriabá, Tikmu’un e Pataxó.
A atividade tem classificação livre e termina com uma contação de histórias sobre os povos representados nos quebra-cabeças. Os interessados em participar não precisam realizar inscrição. Basta retirar uma senha gratuita na recepção do museu. A duração média da brincadeira é de uma hora.

Anúncios