Dia Nacional da Mamografia - Santa Tereza Tem
Logo

Dia Nacional da Mamografia

Marco Antonio Vale

O câncer de mama é o que mais afeta as mulheres brasileiras e, como todas as doenças, quanto mais cedo for descoberto, maiores são as chances de cura.

No mês em que se comemora o Dia Nacional da Mamografia (05 de fevereiro), a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) alerta que a mamografia preventiva, ou de rastreamento, não evita o surgimento do tumor, mas é o exame mais eficiente para detecção do câncer de mama ainda não palpável clinicamente. O câncer não palpável, que tem menos de um centímetro, apresenta alto índice de recuperação se tratado adequadamente.

Imagem: Saúde Revista

Ainda de acordo com informações da SBM, “nas populações que têm acesso à mamografia preventiva periódica, o número de mortes pela doença diminui até 45%. O exame anual deve ser feito a partir dos 40 anos. Nos casos em que a paciente tiver histórico familiar para câncer de mama (mãe, pai, irmã) a mamografia deve ser iniciada pelo menos 10 anos antes”.

No Brasil a cobertura total do exame (para mulheres entre 50 e 69 anos) é de 24,6%. O índice, obtido pelo SUS, é considerado baixo para o rastreamento mamográfico da população feminina. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 70%. Segundo a SBM, esse percentual baixo “pode ser atribuído a mamógrafos quebrados ou descalibrados e déficit de técnicos e médicos radiologistas para realizar o exame”.

Assim, fica o alerta às mulheres em geral e às santaterezenses em particular: a MAMOGRAFIA É FUNDAMENTAL e deve ser feita em locais que disponham de aparelhos e profissionais de qualidade. Vale o velho ditado: “prevenir é melhor que remediar” – e muito mais barato!

Matéria relacionada
Artigo: Interrompendo sua time life política para falar do outubro rosa

Anúncios