Inauguração do Núcleo Lixo Zero Bom Despacho - Santa Tereza Tem
Logo

Inauguração do Núcleo Lixo Zero Bom Despacho

A Rede Lixo Zero Santa Tereza, há dois anos vem realizando uma série de iniciativas no bairro e tem demonstrado que quase 100% do lixo doméstico pode ser reaproveitado, por meio da reciclagem, da compostagem e de outras formas.

Desde Agosto de 2019 vem trabalhando na construção de um sonho, que torna realidade: o Núcleo Lixo Zero Bom Despacho. Um espaço que teve início com a participação de uma ex-moradora e atual frequentadora do bairro, que cedeu o uso de um lote vazio de sua propriedade ao Lixo Zero.

Segundo a organização da Rede, o processo de construção do Núcleo contou com o trabalho de várias mãos, braços, pernas, corações e mentes. Assim, neste sábado, dia 18 de janeiro, será realizada a inauguração, aberta a comunidade para participar e conhecer o local.

O que é o Núcleo Lixo Zero Bom Despacho

Trata-se de um espaço que reúne diversas tecnologias sociais, que no seu conjunto , de forma local, geram resposta a uma série de questões urbanas, como gestão de resíduos, segurança alimenta, geração de trabalho e renda.

Além disso é um modelo que permite uma efetiva participação da população no co-desenvolvimento de soluções pertinentes ao bairro. Dentre as tecnologias sociais existentes estão o LEVA (Local de Entrega Voluntária Assistida), sistema de compostagem, o banheiro seco, a horta e a roça agroecológicas e o empório de produtos da economia popular e solidária.

Tomates na horta do Núcleo

No local, as pessoas terão ainda informações sobre o projeto de Ampliação Colaborativa do Lixo Zero Santa Tereza, para garantir a permanência e o desenvolvimento do projeto no bairro.

Durante a inauguração haverá a venda de vegetais apanhados na hora e outros produtos agroecológicos.

A organização do evento convida toda comunidade para celebrar a abertura do espaço e conhecer o local.

Leve sua sacola reutilizável e aproveite pra levar hortaliças agroecológicas e outros produtos e pode também levar seus resíduos recicláveis.

Serviço:
Inauguração do Núcleo Lixo Zero Bom Despacho
Onde? ?Rua Bom Despacho, 205, bairro Santa Tereza
Quando? ⏳Sábado, 18/01/2020, de 09 às 13 hrs

A Rede Lixo Zero Santa Tereza

A Rede Lixo Zero é um movimento solidário e colaborativo de coleta seletiva de resíduos,  integrada pela Escola Municipal Prof. Lourenço de Oliveira (EMPLO), Associação Comunitária (ACBST), Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Cooperativa Solidária de Trabalhadores e Grupos Produtivos da Região Leste (COOPESOL LESTE), Rastafári Roots Ativa/Spiralixo (coletivo que trabalha a destinação dos resíduos orgânicos e compostagem), moradores, alguns bares e o Portal SANTA TEREZA TEM.

Saiba mais nas matérias relacionadas
Lixo zero nos bares

Notícias da Rede Lixo Zero

Coopersol Leste no Projeto Lixo Zero

Anúncios