Verão Arte Contemporânea - Santa Tereza Tem
Logo

Verão Arte Contemporânea

Verão Arte Contemporânea – VAC 2020 com apresentações de diferentes áreas da arte.

A 14ª edição do Verão Arte Contemporânea será realizada em Belo Horizonte, entre os dias 15 de janeiro e 11 de fevereiro, reunindo artistas locais das áreas de teatro, dança, música, artes visuais, cinema, arquitetura, literatura, gastronomia e reflexão política.

A abertura será com a “Festa de Arromba” n’A Central, com os DJs Roger Dee e Eduardo Sô. Uma noite de muita dança e música para todas as tribos e idades.

Na área da dança o VAC inaugura um intercâmbio cultural com a França através do projeto “Portrait”, uma mostra de filmes de coreógrafos europeus da atualidade. Os filmes serão exibidos no Teatro Marília.

Também na área de dança o VAC 2020 realiza pela primeira vez um projeto de residência artística em parceria com o 14º Festival de Verão da UFMG e o Centro de Referência da Juventude (CRJ). Com duração de 8 encontros e 2 apresentações públicas, o projeto Lava, será direcionado para um grupo de bailarinos que serão orientados pelo premiado coreógrafo Thiago Granato e Sandro Amaral, atualmente residentes na Alemanha.

O projeto “Palco Hip Hop Danças Urbanas” também mantém sua parceria com o VAC, em dois dias de dança e música no Sesc Palladium.

Na área das artes visuais, será realizada mais uma edição do Projeto Parede em parceria com o SESC Palladium.

A Mostra de Cinema do VAC, irá exibir filmes do cinema francês dos anos 50 e 60 que deram origem ao movimento da Nouvelle Vague, inovando na linguagem cinematográfica e antecipando rupturas que iriam influenciar o cinema do mundo inteiro a partir dos anos 60.

Também na área de Cinema, realizaremos uma perspectiva da obra mais recente do cineasta baiano André Luiz Oliveira. O diretor estará presente no lançamento do seu filme, “O outro lado da memória”. Destacamos a importância deste cineasta na Mostra de Cinema do VAC, como um representante do cinema brasileiro do início dos anos 70, que permanece atual e coerente com suas propostas inovadoras.

Estas mostras serão realizadas em parceria com o Cine Sesc Palladium, Cine Humberto Mauro, Instituto Francês, Cinemateca da Embaixada da França e Embaixada da França no Brasil.

Na área da Literatura, vamos dar continuidade à parceria com a Feira textura – Pequena Feira de Impressões e Literatura, nos jardins do Palácio das Artes com lançamento de livros.

Em mais uma edição do M.A.R.P. – Movimento de Arte e Reflexão Política, será exibido o filme “Espero tua (Re) volta”, de Eliza Capai. A artista e socióloga Nilcéa Moraleida irá mediar um bate papo entre o público presente e jovens ativistas de Belo Horizonte convidados para debater os temas levantados pelo filme.

Na área da música serão lançados dois CD’s de música autoral. Um no teatro Francisco Nunes e o outro no teatro Sesiminas, que este ano inaugurou uma parceria com o VAC.

Pela primeira vez na programação do VAC o Conservatório UFMG recebe duas atrações. Um show de música instrumental brasileira no auditório e um concerto de música eletroacústica.

Na área da arquitetura, também em parceria com a UFMG, destacamos o projeto Exposição Territórios Populares envolvendo além da exposição, oficinas diversificadas, exibição de filmes, teatro, música e dança.

Na área da Gastronomia, vamos manter o VER(ÃO) – Almoço e Jantar Secreto, coordenado pelo chef Carlos Normando, com um almoço no Centro Cultural Venda Nova e um jantar no CRJ.

Na área do teatro destacamos a presença da linguagem cinematográfica em cena, através da apresentação de dois espetáculos estreados recentemente. Ainda no teatro o VAC traz espetáculos que propõe reflexões sobre a invisibilidade de pessoas com deficiência visual e LGBTQ+.

O VAC 2020 será realizado entre os dias 15 de janeiro e 11 de fevereiro, ocupando 16 espaços culturais, com 27 atrações artísticas.
Confira a programação, preços e locais aqui

Anúncios