#FériasNoMuseu no Espaço do Conhecimento UFMG - Santa Tereza Tem
Logo

#FériasNoMuseu no Espaço do Conhecimento UFMG

A nova exposição temporária do Espaço do Conhecimento UFMG, Mundos Indígenas, estará em cartaz durante as #FériasNoMuseu, que acontece de 02 de janeiro a 02 de fevereiro. A exposição é voltada para públicos de todas as idades e foi concebida por cinco curadores indígenas, que mostram um pouco da vida, dos costumes e das crenças dos povos brasileiros Ye’kwana, Yanomami, Xakriabá, Pataxoop e Tikmũ’ũn.

No dia 04 de janeiro, às 18h, os visitantes mergulham nas narrativas dos Maxakali, em Experimentando histórias Yãmîs, a partir de um rito sobre animais e transformação. No dia seguinte, 05 de janeiro, às 15h, a oficina (Des)Encaixando desmistifica alguns estereótipos indígenas por meio de um jogo de quebra-cabeça.

Já em 11 de janeiro, às 18h, a contação de histórias Në ropë vai e vem explora a parte da exposição dedicada ao povo Yanomami. No dia 18 de janeiro, às 18h, Weichö – modos de viver revela curiosidade do povo Ye’kwana em uma experiência com pinturas corporais.

Quem quer saber mais sobre os Xakriabá pode participar da atividade História na Esteira, em 25 de janeiro, às 18h, que terá cenário e personagens criados com argila. Já os Pataxoop da aldeia de Muã Mimatxi serão apresentados na Caça ao tesouro no Grande Tempo das Águas, em 1º de fevereiro, às 18h, em um divertido jogo pelo museu em busca de desenhos e pinturas indígenas que refletem cenas cotidianas da comunidade.

Conhecendo outros povos!
Nem todo mundo já ouviu falar dos Sorielisarb. Eles estão entre os que vivem no braço direito do Amazonas e no tronco tupi do Rio da Prata e se encontram majoritariamente dentro daquilo que se convencionou chamar de círculo tupi-guarani. Os Sorielisarb – quem são os outros? conta quem compõe essa comunidade, quais são seus costumes e tradições no dia 23 de janeiro, às 15h.

A participação em todas as ações educativas é gratuita mediante a retirada de uma senha na recepção.

FériasNoMuseu do Espaço do Conhecimento UFMG

Quando: 02 de janeiro a 02 de fevereiro
Onde: Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH.

Experimentando histórias Yãmîs
Quando: 04 de janeiro, às 18h
Classificação: livre
Entrada: gratuita

(Des)Encaixando
Quando: 05 de janeiro, às 15h
Classificação: a partir de 05 anos
Entrada: gratuita

Në ropë vai e vem
Quando: 11 de janeiro, às 18h
Classificação: livre
Entrada: gratuita

Weichö – modos de viver
Quando: 18 de janeiro, às 18h
Classificação: livre
Entrada: gratuita

Os Sorielisarb: quem são os outros?
Quando: 23 de janeiro, às 15h
Classificação: livre
Entrada: gratuita

História na Esteira
Quando: 25 de janeiro, às 18h
Classificação: a partir de 08 anos
Entrada: gratuita

Caça ao tesouro no Grande Tempo das Águas
Quando: 1º de fevereiro, às 18h
Classificação: livre
Entrada: gratuita

Anúncios