Comemoração dos 10 anos do Prêmio Zumbi de Cultura - Santa Tereza Tem
Logo

Comemoração dos 10 anos do Prêmio Zumbi de Cultura

Novembro é marcado pelo Dia da Consciência Negra. Um dos eventos relacionados à data, em BH, é o Prêmio Zumbi da Cultura, que recentemente celebrou 10 anos de existência, com sua 10ª edição sendo realizada em 20 de novembro de 2019.

A premiação é distribuída nas categorias dança, teatro, música, religiosidade, literatura, educação, manifestação cultural, personalidade negra, menção honrosa, protagonismo juvenil e atuação política. As personalidades homenageadas na noite foram: Venância Gonçalves (Matriarca do Quilombo Buriti do Meio/ São Francisco/MG) – Menção Honrosa, Zora Santos (Teatro), Babilak Ba (Música), O Quilombhoje (Literatura), Vera Lúcia de Jesus (Dança), Gabriel Ricardo Moura (Protagonismo Juvenil), Deolinda Alice dos Santos (Religiosidade), Cassia Cristina – (Atuação política), Angola Janga (Manifestação Cultural), Angela Gomes (Personalidade Negra), Mestre Primo (Grupo Iúna de Capoeira Angola) – Menção Honrosa.

O projeto é idealizado por Júnia Bertolino, da Cia Baobá Minas, e o prêmio é confeccionado pelo artista plástico Jorge dos Anjos. Realizado através de parcerias com grupos culturais da cidade, com o apoio do Sesc Palladium, Fundação Clóvis Salgado, Secretaria Municipal de Cultura e MM Gerdau –

Museu das Minas e do Metal. O patrocínio é da Rock Content.
Além da premiação, dando continuidade às festividades do Prêmio, serão realizadas, no mês de dezembro, também outras atividades, como roda de conversas, exibição de documentários e apresentações artísticas.
No dia 01 de dezembro às 15h, no Centro Cultural Alto Vera Cruz, acontecerá apresentações artísticas. As atrações são Cia. Baobá Minas, Carlos Afro & Cia, Babadan – Banda de Rua e Intervenções poéticas.

Já no dia 07 de dezembro às 15h, no Centro Cultural de Venda Nova, as apresentações ficam por conta da Cia. Baobá Minas, Conversamba e Intervenções Poéticas. Em ambos os dias ocorrerão atividades como exibição de vídeos e roda de conversas. A entrada será gratuita.

Sobre a Companhia Baobá Minas
Criada em 1999, por Júnia Bertolino, a Companhia busca abordar o cotidiano do negro, a cultura, ritmos, poesia e dança afro-brasileira no intuito de trazer para o público uma imagem do negro em toda sua beleza e altivez.
Além disto, objetiva mostrar a cultura popular das diversas comunidades do território nacional ressaltando valores e temáticas importantes nesta cultura como a oralidade, memória, ancestralidade e identidade, sobretudo o notório saber dos mestres populares e a valorização da cultura de matriz africana.
A Cia Baobá Minas nos apresenta o seu espetáculo, intitulado “Mulheres de Baobá”, que nos traz declamações performáticas de poemas brasileiros e textos de ´poetisas, escritoras e performers focadas em retratar a narrativa africana e afro-brasileira.
A Companhia Baobá Minas já nos presenteou com várias outras performances, visto que já atua há 20 anos na cena artística nacional. Suas performances iniciais foram “Fertilidade” e “Canto de Amani”. Outras que valem a pena ser relembradas são o espetáculo “Quebrando o silêncio” e o “Ancestralidade: Herança do Corpo”. A Companhia Baobá Minas também realiza diversas ações na cidade, em Centros Culturais, escolas públicas e fóruns.

Celebremos os 20 anos de atuação da Cia Baobá Minas, no aguardo por suas próximas performances e iniciativas de tão significativa relevância social.

Programação:
01/12 (domingo) às 15h – Centro Cultural Alto Vera Cruz

R. Padre Júlio Maria, 1577 – Vera Cruz
Exibição de vídeo e roda de conversa
Atrações: Carlos Afro & Cia, Cia Baobá Minas, Babadan – Banda de Rua e Intervenções poéticas
Entrada gratuita
Informações: (31) 3277-5612

07/12 (sábado) às 15h – Centro Cultural Venda Nova
R. José Ferreira dos Santos, 184 – Jardim dos Comerciários
Exibição de vídeo e roda de conversa
Atrações: Conversamba, Cia Baobá Minas e Intervenções Poéticas
Entrada gratuita
Informações: (31) 3277-9504

Anúncios