Atividades gratuitas no Espaço do Conhecimento UFMG - Santa Tereza Tem
Logo

Atividades gratuitas no Espaço do Conhecimento UFMG

Fim de semana cheio de atividades gratuitas no Espaço do Conhecimento UFMG que fica na Praça da Liberdade. Confira programação abaixo:

Café Controverso – Edição Viver Bem promove debate sobre tabagismo
O tabaco é um produto legalizado, que mata dois em cada três consumidores regulares. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), no século passado, a substância foi responsável por 100 milhões de mortes no mundo e, na atualidade, são mais de sete milhões de mortes por ano, sendo 156 mil no Brasil (427 por dia). A boa notícia é que os índices de tabagismo vêm apresentando queda, conforme aponta o Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Em 2018, 9,3% dos brasileiros acima de 18 anos afirmaram ter o hábito de fumar, contra 15,7% em 2006, ano de início da pesquisa. O próximo Café Controverso – Edição Viver Bem, evento gratuito realizado pelo Instituto Unimed-BH em parceria com o Espaço do Conhecimento da UFMG, no sábado, 30/11, a partir das 10h, pretende discutir o tema reforçando que há alternativas para quem pretende deixar o fumo.
O encontro contará com a participação dos médicos cooperados da Unimed-BH, Maria das Graças Rodrigues de Oliveira, pneumologista pediátrica e sanitarista, e Luiz Fernando Ferreira Pereira, pneumologista, responsável pelo Programa de Cessação do Tabagismo da Cooperativa. A mediação será da pediatra cooperada Rocksane de Carvalho.
Outro tema que merecerá atenção durante o encontro será o cigarro eletrônico. O produto tem sua venda proibida no Brasil e é visto pelos especialistas com muita preocupação. “As campanhas publicitárias afirmam que o produto é indicado para a redução de danos e auxílio na cessação do tabagismo, o que não tem sido confirmado pelos estudos científicos até o momento”, declara Maria das Graças. “Ele contém material particulado fino que penetra dentro do pulmão, além de substâncias irritantes e cancerígenas”, aponta Luiz Fernando. O pneumologista ainda faz um alerta importante. “A liberação desse produto é um risco, pois o cigarro eletrônico tem um apelo diferente do comum, sobretudo, para os jovens, por ser um dispositivo moderno, com carregador USB e outros componentes. O risco de voltar aos índices de alta dependência de anos atrás, caso o comércio do produto seja autorizado, é evidente”, avalia. Sábado, 30 de novembro, às 10h.

Invasores microscópicos: ao ataque !!!
Como os micro-organismos atacam no nosso corpo? Como nos defendemos deles? Ameaças biológicas são, a todo tempo, eliminadas pelo sistema imune. Algumas, no entanto, não são vencidas sozinhas pelo corpo, que precisa de uma ajudinha extra: as vacinas. O Espaço do Conhecimento UFMG vai mostrar às crianças como esse processo funciona em uma oficina muito divertida no sábado, 30 de novembro, às 14h.
Invasores microscópicos: ao ataque!!! convida a garotada a desenvolver estratégias para se defender de um inimigo misterioso. Ao longo da atividade, os pequenos recebem pistas sobre a identidade desse inimigo, para que a defesa seja bem construída. Ao final, os mediadores do museu explicam como a brincadeira é uma metáfora para o funcionamento do nosso sistema imune.
A entrada é gratuita e indicada para crianças acima de 06 anos. Para participar, basta retirar uma senha na recepção do museu. Sábado, 30 de novembro, às 14h.

Pelo céu dos indígenas: contação de histórias mostra como os povos guaranis enxergam as constelações
O conhecimento astronômico dos povos indígenas está diretamente ligado ao cotidiano nas aldeias: colheita, plantio, calendário e diversas outras ações do dia a dia são orientados por uma relação íntima com os fenômenos celestes. O Espaço do Conhecimento UFMG mostra ao público como se dá esse olhar para o céu na contação de histórias Desvendando as constelações guaranis no próximo sábado, 30 de novembro, às 18h15.
Profundos conhecedores da fauna e da flora, os povos guaranis dão muita importância ao céu e seus elementos. A Via Láctea é chamada de Caminho da Anta pela maioria de suas etnias, que enxergam muitas figuras formadas pelo conjunto de estrelas. A mais famosa é a Constelação da Ema, que mostra a ave devorando dois ovos que estão em sua garganta.
A atividade tem classificação livre e é gratuita. Para participar, é preciso retirar uma senha na recepção. Sábado, 30 de novembro, às 18h15.

Olhe para o céu! Observação Noturna acessível em Libras
O céu está cheio de astros e fenômenos deslumbrantes! Aglomerado de estrelas, planetas e a Lua podem ser observados do Terraço Astronômico do Espaço do Conhecimento UFMG. Todos os sábados, o museu realiza a Observação Noturna com dois telescópios, apontados para corpos celestes visíveis na noite corrente.
Nesta semana, a atividade contará com a presença da atriz e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) Dinalva Andrade. No dia 30 de novembro, às 19h, os visitantes estão convidados para Observação Noturna com Libras. Os interessados precisam retirar uma senha, na recepção do museu, a partir das 17h30. A entrada é gratuita. Sábado, 30 de novembro, às 19h30.

Exibição do documentário Dedo na Ferida
Conhecido por dar vida a filmes históricos e de cunho social, o cineasta brasileiro Silvio Tendler dirigiu produções aclamadas, como Os Anos JK e Jango, nas últimas décadas. Em Dedo na Ferida, de 2017, Tendler mostra a arte como ferramenta de mudança social ao abordar a luta de artistas e intelectuais em temas como direitos sociais, desemprego, concentração de emprego e consumo exacerbado.
O documentário será exibido no próximo domingo, 1º de dezembro, às 14h, no Espaço do Conhecimento UFMG. A atividade é uma parceria com o Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Econômicas da Universidade. A entrada é gratuita e tem classificação etária de 10 anos. Logo após a projeção do longa, o público participa de uma roda de conversa sobre o tema. Os interessados devem retirar uma senha, na recepção do museu, antes do início da atividade. Domingo, 1º de dezembro, às 14h.

Anúncios