12ª edição do Seminário Beagalê debate Direitos Humanos - Santa Tereza Tem
Logo

12ª edição do Seminário Beagalê debate Direitos Humanos

Começa na segunda-feira, dia 25 de novembro, a 12ª edição do Seminário Beagalê, encontro dedicado ao debate sobre diferentes questões que atravessam a leitura, literatura, livros e bibliotecas. Promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, o evento será dedicado ao tema “Direitos Humanos e suas interfaces com a leitura, a literatura e a educação”.

Nesse contexto, o 12º Seminário Beagalê irá pensar o papel da leitura, das bibliotecas públicas e da literatura no desafio de se garantir o respeito pela dignidade e o valor de cada pessoa. A Declaração Universal dos Direitos Humanos completou 70 anos em 2018, sendo importante refletir sobre os avanços e desafios em relação à garantia dos direitos à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à proteção para todas as pessoas, sem discriminação.

Considerando ainda a referência do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, publicado em 2018, o 12ª Seminário Beagalê propõe abordar a transversalidade da educação em direitos humanos com as políticas públicas no desafio da garantia do direito universal à cultura e à educação. “Na contemporaneidade, as questões de igualdade e diferenças tensionam o debate público no campo dos direitos humanos. A 12ª edição do Beagalê é um convite à reflexão em torno de ambiguidades e contradições presentes no tecido social que interferem na garantia dos direitos humanos para todas e para todos” destaca a diretora de Promoção dos Direitos Culturais, Bárbara Bof. Segundo ela, a ideia do seminário é refletir como a educação, leitura, literatura e bibliotecas articulam-se nesse complexo arcabouço.

A programação do Beagalê contempla quatro oficinas e quatro mesas de debates em dois dias de evento. Todas as atividades acontecerão no Museu da Moda (rua da Bahia, 1149). A entrada é gratuita e para participar das oficinas ou solicitar emissão de certificados de participação das mesas será necessária inscrição prévia no site www.bhfazcultura.pbh.gov.br

Serviço
Dias 25 e 26 de novembro de 2019
Museu da Moda
Rua da Bahia, 1149, Centro.
ENTRADA GRATUITA | Inscrições: www.bhfazcultura.pbh.gov.br
Informações para o público: (31)3277-4603

Anúncios