Encontro “Pisada de Caboclo 2019” no Lagoa do Nado - Santa Tereza Tem
Logo

Encontro “Pisada de Caboclo 2019” no Lagoa do Nado

Ao som dos tambores encontro celebra matriz africana e indígena dos brasileiros

Terreiros de Umbanda e Candomblé vão se reunir com representantes de aldeias indígenas no dia 23 de novembro, próximo sábado, de 9h30 às 13 horas, para uma grande celebração, confraternização e reflexão no Parque Lagoa do Nado, em Belo Horizonte. Trata-se do Encontro Pisada de Caboclo 2019, que este ano faz parte do Festival de Arte Negra – FAN – organizado pela Prefeitura de Belo Horizonte. A entrada é gratuita.

São esperados representantes de vários terreiros e povos indígenas, que irão com seus trajes tradicionais e trarão danças e músicas e toantes sagrados para celebrar e fortalecer a confluência cultural e espiritual entre os povos de matriz africana e indígena, e sua ancestralidade.

“Os laços de união são a base da resistência da cultura popular brasileira e da tradição da Umbanda e Candomblé. Assim, o evento almeja levar a cada participante um ponto de reflexão e atenção para as demais raízes que correm em nossas veias, como costumes, linguagens e tradições e contra o crescente racismo religioso que pesa sobre essas tradições, explica Pai Ricardo de Moura, presidente da Associação de Resistência Cultural Afro-brasileira Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente e um dos organizadores do evento.

A Pisada de Caboclo é uma manifestação cultural organizada pela Reunião Umbandista Mineira/RUM, que congrega cerca de 30 terreiros da cidade. É um reencontro histórico do povo afro com o povo indígena. “A Pisada revigora o encontro inicial, quando os negros chegaram aqui escravizados e encontraram os povos indígenas que estavam sendo em processo de resistência contra o genocídio”, diz Pai Ricardo.

Trata-se de celebração desse encontro, que ocorre a dois anos, tanto na esfera material quanto na espiritual.

Serviço:
Data: 23 de novembro (sábado)
Horário:
8h30 – Concentração dos povos
9h30- Cerimônia de abertura
10h- Confluência na Gira de Caboclo junto aos povos indígenas
13h – encerramento
Local: Parque Lagoa do Nado – R.Desembargador Lincoln Prates, 240, Itapoã, Informações: (31) 3277-7321
Evento Gratuito

Anúncios