Confira a programação gratuita no Espaço do Conhecimento UFMG - Santa Tereza Tem
Logo

Confira a programação gratuita no Espaço do Conhecimento UFMG

Neste fim de semana o Espaço do Conhecimento UFMG da Praça da Liberdade, está com várias atividades gratuitas para todas as idades.

Café Controverso: Diálogos do Movimento – Em busca de energias alternativas
O Balanço Energético Nacional publicado neste ano mostrou que o setor de transportes é o maior consumidor de energia no país, correspondendo a 32,7%. Em seguida, vem o segmento das indústrias, com 31,7%. Juntos, eles respondem por mais da metade do consumo de energia do Brasil. Cientistas e ambientalistas tentam encontrar soluções: quais fontes de energia alternativa poderiam ser empregadas para um mundo mais sustentável? O Espaço do Conhecimento UFMG, em parceria com a Petrobras, promove uma discussão sobre o tema no próximo sábado, 09 de novembro, às 10h, com entrada gratuita.
O Café Controverso: Diálogos do Movimento recebe Paulo Rodrigues – Doutor em Mineralogia, Geologia e Cristaloquímica pela Johannes Gutenberg Universität (Alemanha) e professor do Programa de Pós-graduação e pesquisador titular do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) – e Sonia Mercedes, Doutora em Energia, Mestre em Engenharia e professora da Escola de Engenharia da UFMG. A dupla vai debater alternativas energéticas para o país e analisar a situação atual.
O evento é aberto ao público em geral, acontece na cafeteria do museu e é sujeito a lotação. Os visitantes podem participar com comentários e perguntas. Sábado, 09 de novembro, às 10h.

Imprimindo o céu: visitantes produzem imagem do universo com técnicas de gravura
Planetas, satélites, estrelas, constelações, asteroides, meteoros, cometas, galáxias… Cada um desses elementos celestes são peças de um grande quebra-cabeça: nosso imenso universo! No próximo sábado, 09 de novembro, às 14h, o Espaço do Conhecimento UFMG promete ajudar os visitantes a vislumbrar o cosmos na atividade Imprimindo o céu.
Os participantes vão construir coletivamente um céu a partir de técnicas de gravura. Cada pessoa irá gravar um pedacinho do universo em folhas, que serão posicionadas lado a lado, formando um único carimbo, impresso em um grande papel. A atividade tem entrada gratuita e é indicada para maiores de 07 anos. Sábado, 09 de novembro, às 14h.

Sábado com Libras: contação de histórias acessível aborda personagens da cultura africana
Akan, Banto, Yorubá e Zulu são algumas das culturas africanas, plurais em crenças e imaginários, fazendo deste continente tão diverso. No próximo sábado, 09 de novembro, às 14h, o público do Espaço do Conhecimento UFMG vai conhecer a história desses povos e seus heróis, que inspiram o mundo.
Em Histórias da África de A a Z, a atriz e intérprete Dinalva Andrade apresenta as personagens importantes desses povos por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A contação de histórias tem entrada gratuita e classificação livre. Para participar, é necessário retirar uma senha na recepção.
Sábado com Libras
Desde 2015, o projeto Sábado com Libras une pessoas fluentes em Língua de Sinais e estudiosos do idioma para encontros e trocas. Atualmente, a programação oferece atividades semanais acessíveis sobre ciência e cultura semanalmente. Sábado, 09 de novembro, às 14h.

Contação de histórias: Da mitologia antiga à imprensa de Gutemberg
Pode até parecer que não, mas o deus egípcio Thoth, o incêndio da biblioteca de Alexandria e as habilidades do herói mesopotâmico Etana são parte de uma mesma história: a da escrita no Ocidente. No sábado, 09 de novembro, o Espaço do Conhecimento UFMG vai passear pelas mitologias grega, egípcia e babilônica e pela vida de Johannes Gutenberg, inventor da imprensa, na atividade Histórias que contam o livro.
A contação de histórias está marcada para as 15h. Os visitantes vão conhecer a trajetória da escrita a partir de vestígios deixados, há milhares de anos, em tabuinhas de argila, papiros e pergaminhos. A entrada é gratuita, e a classificação é livre. Para participar, basta retirar uma senha na recepção do museu. Sábado, 09 de novembro, às 15h.

Criançada conhece povos indígenas com ajuda de quebra-cabeça em oficina
O Espaço do Conhecimento UFMG sabe que a melhor forma de aprender é brincando. Por isso, no próximo sábado, 09 de novembro, às 18h15, as crianças vão descobrir o universo indígena brasileiro com a ajuda de um quebra-cabeça superdivertido. A oficina (Des)encaixando revela ao público infantil a diversidade desses povos no país, com foco nas comunidades Ye’kwana, Yanomami, Xakriabá, Tikmu’un e Pataxó.
A atividade tem classificação livre e termina com uma contação de histórias sobre os povos representados nos quebra-cabeças. Os interessados em participar não precisam realizar inscrição. Basta retirar uma senha gratuita na recepção do museu. A duração média da brincadeira é de uma hora. Sábado, 09 de novembro, às 18h15.

Crianças exploram curiosidades da diversidade terrestre em exposição “Demasiado Humano”
Em quatro bilhões de anos, a Terra já passou por muitas mudanças e foi habitada por diferentes espécies. Não é à toa que muitas dúvidas surgem: buraco negro leva mesmo para outra dimensão? Dinossauro tem orelha? Muitas perguntas curiosas serão respondidas em um percurso pela exposição Demasiado Humano. O Planeta e Seus Habitantes ocorre no próximo domingo, 10 de novembro, às 15h, no Espaço do Conhecimento UFMG.
A atividade retoma o surgimento do Universo e da Terra, passando pelas transformações que o mundo sofreu nesses bilhões de anos. O percurso é indicado para crianças e tem duração de uma hora. A participação é gratuita, mas é preciso retirar uma senha na recepção do museu. Domingo, 10 de novembro, às 15h.

Anúncios