Sexta tem Feira Agroecológica Ciclos - Santa Tereza Tem
Logo

Sexta tem Feira Agroecológica Ciclos

A Feirinha Agroecológica e a visitação às instalações da Casa Lixo Zero, do CICLOS e INSEA,  foram inauguradas no último dia 25 de outubro, durante a Semana Lixo Zero, mobilização internacional promovida pelo Instituto Lixo Zero.

 Pelo sucesso que teve, o evento passou a ser realizado toda sexta-feira, na sede do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – INSEA, à Rua Salinas, 1088, bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte. O evento tem entrada franca e é uma oportunidade ímpar de boas trocas e aprendizados sobre novos modelos de desenvolvimento, envolvendo a agroecologia e o sistema lixo zero.

O que é o Ciclos

O evento terá início às 14h, com exposição e comercialização de alimentos produzidos no CICLOS – Parque Tecnológico da Reciclagem Popular. Trata-se de um centro de produção de conhecimentos e soluções ambientais sustentáveis para a cidade e para o campo, gerido pelo Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – INSEA,  localizado na Fazenda Sítio Novo, comunidade Vista Alegre, Esmeraldas.

Em harmonia com a natureza, a produção Agroecológica CICLOS é uma das estratégias de valorização de resíduos de um ecossistema cooperativo para transição de novos modelos econômicos inclusivos, ambientalmente amigáveis e socialmente responsáveis. 

Sexta tem Feira Agroecológica Ciclos em Santa Tereza

No cultivo e manejo da horta, são aplicadas técnicas que visam a preservação do meio ambiente, o controle de pragas e de doenças, com a utilização de caldas naturais, adubação a base de composto orgânico, esterco bovino e biofertilizantes. Assim, são produzidos alimentos saudáveis livres de agrotóxico, transgênicos e adubos sintéticos. Jiló, berinjela, pimentão, maxixe, alface roxa, alface crespa, salsa, açafrão, couve, coentro, quitandas, doce de leite, requeijão, queijo são alguns dos alimentos presentes na Feira.

Visita guiada à Casa Lixo Zero

Quem se interessar ainda pode conhecer a Casa Lixo Zere em visita guiada, em dois horários: às 15h e às 18h. Para garantir a participação, interessados poderão fazer inscrições pelo sympla ou pessoalmente no INSEA, de forma gratuita. Clique aqui para fazer sua inscriçãohttps://www.sympla.com.br/visita-guiada-a-casa-lixo-zero__709115

Oficina de Construção de Espiral de Ervas

Nessa sexta-feira, terá oficina de “Construção de Espiral de Ervas”, técnica de Permacultura que possibilita cultivar diversas espécies em um pequeno espaço, considerando as necessidades e a capacidade da própria natureza de supri-las, estabelecendo um sistema sustentável e de pouca manutenção. A oficina será ministrada por Guilherme Fonseca, permacultor e educador social do Hub Lixo Zero e do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – INSEA.

As vagas para a oficina são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo Sympla ou pessoalmente no INSEA, ao valor de R$ 25, para custear os materiais necessários. Link para inscriçãohttps://www.sympla.com.br/oficina-construcao-de-espiral-de-ervas__707488

Espiral de ervas

Happy Hour

A Feira Agroecológica Ciclos oferece ainda uma animada happy hour a partir do fim da tarde, regada a deliciosos sabores, com petiscos da casa, bebidas e show musical. O convidado desta semana é o músico Sylvio Rosa, compositor, instrumenta e intérprete, integrante da Banda do Bloco Volta Belchior e morador do bairro.

Sua composições passeiam pelas cores, pela filosofia e sentimentos misturados com um swing particular que desenvolveu ao longo de sua carreira em bares e teatros de Minas Gerais.

E m seu show solo demostra uma rica diversidade artística que poderá ser conferida nessa sexta, a partir das 19h, na Feira Agroecológica CICLOS. e clássicos da MPB.

Sylvio Rosa

Serviço
Feira Agroecológica & Visita à Casa Lixo Zero
Sexta-feira, 8 de novembro 12h às 22h
INSEA – Rua Salinas, 1088, Santa Tereza, BH.

Entrada franca.
Oficina Espiral de Ervas: R$ 25.
Mais informações: (31) 3295-7270.

Matéria relacionada: Casa Lixo Zero

Anúncios