Os cegos e os livros: memória, tecnologia e percepção - Santa Tereza Tem
Logo

Os cegos e os livros: memória, tecnologia e percepção

 “Os cegos e os livros: memória, tecnologia e percepção é o tema da palestras, que aborda o significado que os livros chegam a ter na vida de um deficiente visual.

Na ocasião, também será lançado o livro do palestrante ”Pequenas histórias de luz e som”, em parceria com a editora Quixote+Do,..

“Pequenas histórias de luz e som” reúne 48 textos que mostram uma maneira diferente de observar o mundo. São pequenas narrativas de auto-ficção concebidas por meio da memória do autor Flávio Oliveira, deficiente visual. O último texto do livro configura-se como uma verdadeira lição de braile. Disseminam-se ao longo das páginas várias cenas voltadas para a experiência da perda da visão do narrador, muitas reminiscências, imagens e pensamentos.

Na palestra “Os cegos e os livros: memória, tecnologia e percepção”, Flávio Oliveira levanta questionamentos sobre o papel da memória e dos sentidos na relação com os textos narrativos e como as novas tecnologias contribuem nesse processo. Ele também aborda sua relação com os livros, de que maneiras eles impactaram sua vida e o que pode ser feito para promover uma inclusão cada vez mais efetiva de pessoas com deficiência visual no universo da leitura.

Sobre o palestrante e escritor:

Flávio Couto e Silva de Oliveira nasceu em Vacaria (Rio Grande do Sul), mas vive em Belo Horizonte desde os quatro anos de idade. É formado em História, mestre e doutor em Educação pela UFMG. É professor na Rede Municipal de BH com passagens, também como docente, pela UFMG, UEMG e PUC Minas. Durante boa parte de sua vida, exerceu ativismo no campo dos direitos humanos de pessoas com deficiência, tendo inclusive trabalhado por dez anos na coordenação de políticas públicas para o segmento. Em 2000, recebeu o primeiro lugar na categoria ensaio, do concurso nacional de literatura, Cidade de Belo Horizonte, com o trabalho, “Signos e Aprendizagem nas Memórias de Músicos Cegos”.

Em sua tese de doutorado, estudou os efeitos da educação musical escolar por meio do canto coletivo em escolas primárias, durante as décadas de 1920 e 1930. Possui artigos e capítulos de livros sobre educação musical, aprimoramento dos sentidos e cidadania, publicados no Brasil e no exterior. É músico amador, praticante de corridas de rua, bom conversador e, acima de tudo, um leitor. Com o presente livro faz sua estreia no campo da literatura, apresentando pequenas narrativas de auto ficção, boa parte delas publicadas durante os dois últimos anos em seu perfil no Facebook.

SERVIÇO:

Palestra “Os cegos e os livros: memória, tecnologia e percepção”, com Flávio Oliveira
Data:  14 de outubro
Horário da palestra: 19h30
Local: Academia Mineira de Letras – Rua da Bahia 1466
Entrada franca

Anúncios