Santa Tereza faz 119 anos e a festa será na Praça - Santa Tereza Tem
Logo

Santa Tereza faz 119 anos e a festa será na Praça

Bairro mais charmoso de BH faz aniversário e comemoração será no dia 13 de outubro, domingo, na Praça Duque de Caxias, com a Feira Festa de Aniversário de Santé, com comida de roça. Haverá também homenagens a moradores que, desinteressadamente, contribuem para a preservação e valorização do bairro e da qualidade de vida de todos nós.

A Feira Festa de Aniversário
Mais de 20 variedades de comidas típicas da roça serão servidas nas barracas: tropeiro completo, tutu à mineira, macarronada, angu com quiabo, costelinha com quiabo, frango com ora pro nobis, galinhada, toucinho de barriga, carne de panela, vaca atolada, batata de bolinha, feijão branco com dobradinha, mandioca na manteiga de garrafa, queijos, cachaças, licores e doces. Além de chope artesanal, cervejas, sucos naturais e música ao vivo.
Programação:
•10 horas: Palhaço – “Doisberto Street Show”
•11 horas: Homenagem aos moradores que de uma forma ou outra têm feito ações que beneficiam o bairro.
•12 horas: Poeta Antônio Galvão e Confraria do Muro dos Poetas (viola e violão)
•13 horas: Show com Silvanna & Máquina do Tempo

No Adro da Igreja haverá quermesse para angariar fundos para a reforma da parte elétrica da Igreja.

Homenageados e homenageadas
A eles serão entregues diplomas de HONRA AO MÉRITO. Todos os seus amigos, vizinhos e moradores do bairro estão convidados a participar. A promoção – simples, mas sincera – é coordenada pela produtora cultural Perla Horta e conta como apoio do nosso SANTATEREZATEM, e da ACBST-Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza, além, é claro da Feira de Artesanato, tradicionalmente promovida pelo morador Márcio Honório.

Virgílio de Abreu Martins Filho – um dos moradores mais idosos do bairro, com 101 anos, é um dos grandes representantes do comércio local do bairro. Fundou a Casa Paraibana que funcionou por quase 50 anos em Santa Tereza. Participou também da fundação do Clube Oásis.

Glória Carvalho – por seu trabalho voluntário especialmente à frente do Lar das Idosas Santa Teresa e Santa Teresinha.

Marilton Borges – que levou a música santaterezense, especialmente a do Clube da Esquina para outras paragens, além de, como presidente da Associação, ter liderado o primeiro Salve Santa Tereza, quando foi criada a A.D.E. (Área de Diretrizes Especiais) na década de 1990. Marilton também foi um dos criadores da Banda Santa, um dos mais importantes blocos de rua da cidade, nos anos 70.

Luis Góes – por seu trabalho de historiador, preservando a memória do bairro. Pesquisador, por meio de seus diversos livros, levantou e perpetuou a história do bairro. Foi também presidente da ACMBST e criador da associação Amigos do Bairro de Santa Tereza.

Padre Márcio Ribeiro de Souza – pelo trabalho desenvolvido no bairro durante os sete anos em que esteve aqui, como Pároco. Apoiou a cultura popular, a volta das tradições como procissões e cerimônias ao ar livre, as pessoas carentes, especialmente da Vila Dias e Vila São Vicente e pessoas em situação de rua. Deu início ao processo para a restauração da igreja, entre outros trabalhos como, por exemplo, na recuperação da praça.

Adilson Lima – Além de seresteiro, sempre esteve presente nos movimentos coletivos em prol do bairro. Em trabalho individual, foi o responsável por conseguir, junto à PBH, a abertura da Rua Epídoto e reforma da passarela, que liga o bairro a estação do Metrô Santa Tereza. Sempre presente em todas as lutas para a preservação do bairro, também é participante do Salve Santa Tereza.

Erli Fantini – ceramista conhecida internacionalmente, ela tem levado o nome do bairro para outros estados e países. Criadora da Feira de Cerâmica que funcionou por muitos anos no mercado. Seu sonho é vê-la de volta ao Mercado.

Foto: Paulo Márcio

João Bosco Queiróz – por meio da sua arte no teatro representa a cultura do bairro. E como presidente da ACMBST teve importante papel em várias frentes de trabalho, abrindo a Associação à participação dos moradores, inaugurando as democráticas assembleias realizadas na praça.

Glaucia Cristine Araújo Silva – a matriarca da Vila Teixeira, por sua luta pela permanência das famílias da Vila Teixeira, hoje Quilombo Sousa. Apesar da luta ainda continuar, o Quilombo já representa a vitória dos direitos das pessoas sobre a especulação imobiliária.

Mônica Barroso Pinho, uma das grandes batalhadoras pela restauração do cinema. Foram 15 anos de peleja em que ela esteve presente nas reuniões do orçamento participativo e na prefeitura, que resultou na restauração do cinema. Foi diretora da ACBST.

Alzira Maria Gomes – funcionária da SLU, tem um carinho todo especial pela limpeza da Praça Duque de Caxias. Cuida voluntariamente das plantas (voluntariamente porque esse cuidado especial não faz parte de suas obrigações profissionais), especialmente do Canteiro das Rosas, que fica em frente à Igreja.

Orlando Siqueira – O Bar do Orlando, quase centenário, é uma tradição do Santa Tereza. E seu proprietário atual, sr. Orlando não fica para trás. É também uma tradição nossa. Não apenas por ser o proprietário do bar, mas também por sua atuação comunitária. Cuida do bar, cuida da pracinha em frente, ajuda a cuidar do jardim ao lado do muro e é amigo de todos.

Anúncios