Inscrições para o Fórum de Fotoperformance 2019 - Santa Tereza Tem
Logo

Inscrições para o Fórum de Fotoperformance 2019

Inscrições abertas para o Fórum de Fotoperformance no BDMG Cultural em Belo Horizonte

Primeiro encontro dedicado ao debate e ao fomento da fotoperformance em BH é composto por uma Residência Artística e por um Fórum com palestras, mesas-redondas e outras atividades. As inscrições para novas vagas das atividades do Fórum, de 23 a 26 de outubro, estão abertas.

As inscrições para as palestras, mesas-redondas e outras atividades do Fórum de Fotoperformance 2019 programadas para ocorrer entre os dias 23 e 26 de outubro, abriram na semana passada, mas esgotaram em menos de 48 horas. A fim de possibilitar a participação de mais pessoas interessadas no evento, a organização do projeto reabriu as inscrições ontem para um espaço especial do Fórum no qual será transmitida ao vivo a sua programação. Para participar gratuitamente é necessário se inscrever pelo link www.bit.ly/forumfotoperformance.

Ao todo, o projeto tem a duração de três semanas e é composto por dois eixos que se complementam: um de produção, a Residência Artística, de 07 a 23 de outubro; e outro de reflexão, um Fórum com palestras, mesas-redondas e vídeo-entrevistas, de 23 a 26 de outubro. Durante a Residência Artística, de 07 a 23 de outubro, a Galeria BDMG Cultural será o atelier coletivo de seis artistas de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia, selecionados entre mais de 150 inscrições recebidas por meio de um edital público de divulgação nacional. São eles Bruno Rios (MG), Julia Baumfeld (MG), José Lara (MG), Lorena D’arc (MG), David Ceccon (RS) e Jéssica Lemos (BA). A seleção dos trabalhos foi feita pelos idealizadores e coordenadores do Fórum de Fotoperformance, Luiza Palhares, Ludmilla Ramalho e Lucas Dupin, que ressaltam a qualidade e a diversidade das propostas apresentadas.

O Fórum, de 23 a 26 de outubro, contará com a participação de consagrados artistas, curadores e pesquisadores de diferentes partes do Brasil, como Ana Luisa Santos, Rodrigo Braga, Ayrson Heráclito, Luciano Vinhosa, Aleta Valente, Paulo Nazareth, Marcos Hill, Dalton Paula, Lenora de Barros, Carlos Mendonça, Grupo Empreza e Mariana Lage.

Apesar de Belo Horizonte ocupar lugar de destaque nacional tanto no segmento da performance quanto da fotografia com a realização de projetos já habituais no calendário da cidade tais como o Festival Internacional de Fotografia – FIF, a Semana da Fotografia, e a Manifestação Internacional de Performance – MIP, por exemplo, e, embora a fotoperformance apareça como um assunto nestes eventos, é notável a ausência de um espaço dedicado especificamente à discussão deste gênero multidisciplinar. “Foi a partir desse contexto que criamos o Fórum de Fotoperformance, evento inédito na capital mineira e no Brasil que tem por objetivo debater e divulgar os trabalhos de artistas residentes, além de proporcionar ao público um espaço de reflexão sobre temas atuais como a produção de arte contemporânea em BH e no Brasil com renomados artistas de todo o país”, explicam Ludmilla Ramalho, Luiza Palhares e Lucas Dupin.

Residência Artística e Atelier Aberto
A fim de contribuir com o processo de pesquisa e criação de cada artista residente, serão realizados durante a Residência Artística encontros abertos ao público com influentes artistas e pesquisadores sobre o tema como Ana Luiza Santos, Adolfo Cifuentes, Guilherme Cunha e Marco Paulo Rolla.

Para marcar o término da Residência Artística, acontecerá um “Atelier Aberto”, no dia 23 de outubro, que culminará em uma mostra das pesquisas desenvolvidas pelos residentes em diversos formatos e linguagens como vídeo e impressões fotográficas, além de bate-papos e falas expositivas dos participantes sobre o processo de criação.

SERVIÇO Fórum de Fotoperformance 2019
Inscrições gratuitas pelo link www.bit.ly/forumfotoperformance
Local: BDMG Cultural – Rua Bernardo Guimarães, 1600, Lourdes, BH
Fórum de Fotoperformance: 23 a 26 de outubro
www.forumfotoperformance.com

Anúncios