FIC homenageia os POVOS NEGROS - Santa Tereza Tem
Logo

FIC homenageia os POVOS NEGROS

Quilombos, centros culturais, igrejas, parques, praças e teatros de Minas Gerais e São Paulo recebem o melhor de corais, bandas e congados

No dia 05 de outubro às 10h, acontece a apresentação do senegalês Mamour Ba e Coral Ensaio Aberto no Museu Mineiro em BH. Os artistas Sérgio Pererê e Pereira da Viola, 06 de outubro às 18h no Quilombo de Pinhões em Santa Luzia/MG. Os eventos são gratuitos.

A regência é de Mamour Ba no Museu Mineiro, do Senegal-África, músico, compositor, arranjador, multi-instrumentista, que com uma enorme bagagem musical antropológica da diáspora africana vem investigando ao longo dos anos os ritmos tradicionais do continente africano. O músico realizará uma oficina de canto com músicas africanas e de origem afro com os participantes.

As apresentações em Santa Luzia ficam por conta do violeiro e compositor Pereira da Viola que faz pesquisas da cultura popular pelo Vale do Jequitinhonha, é um dos maiores representantes da cultura negra em Minas Gerais e oriundo de um quilombo da região de Téofilo Otoni. E junto à voz que tudo se une o artista Sérgio Pererê, com o seu cardápio musical de MPB, Charango, Samba, Cavaquinho, Rock, Rebeca, Jongo, Capoeira, Jazz, Guitarra, Tango, Djembé, Blues e toda uma gama de percussão, O Congado e o Candomblé.

A programação do Festival Internacional de Corais (FIC) ocorrerá até 24 de dezembro, em aproximadamente 15 cidades mineiras e em 60 locais (aldeias indígenas, centros culturais, asilos, igrejas, hospitais, parques, praças, quilombos e teatros). Neste ano, os Povos Negros serão os homenageados, em inesquecíveis congraçamentos celebrando a vida através da música.

O FIC já integra o calendário oficial da capital mineira, passeando pelo seu rico conjunto arquitetônico e efetivando as atividades turísticas e culturais da cidade.

LINDOMAR GOMES
O maestro Lindomar Gomes é Técnico em Cultura da Secretaria de Estado de Cultura. Formado em Canto, Canto Gregoriano e Regência Coral pela Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes), em Arte educação pela UEMG e Planejamento e Gestão Cultural pela PUC Minas. Maestro do Coral Ensaio Aberto em que desenvolve um projeto de resgate do Canto Coral voltado para composições brasileiras. Coordenou vários festivais pelo estado como Festival de Inverno de Itabira e Festival de Verão de Pedro Leopoldo. Atuou em atividades de corais na Argentina, Cuba, Itália e Venezuela. É idealizador e coordenador do FIC- Festival Internacional de Corais, Bandas & Congados, que está em sua 17ª edição. Recebeu do governo de Minas Gerais a Medalha Tiradentes, pelos relevantes serviços em prol da Cultura Mineira e Comenda Carlos Gomes, da Associação que leva o nome em São Paulo.

Serviço
SÁBADO 05/10/2019
BELO HORIZONTE / MG – MUSEU MINEIRO – CIRCUITO CULTURAL PRAÇA DA LIBERDADE
10h às 12h – Mamour Ba e Coral Ensaio Aberto
Museu Mineiro: Av. João Pinheiro, 342 – Lourdes

DOMINGO 06/10/2019
SANTA LUZIA / MG – QUILOMBO DE PINHÕES
18h – Pereira da Viola
Sérgio Pererê
Quilombo: R. José Estevão de Lima – Pinhões, Santa Luzia

A programação completa do Festival de Corais está disponível em
http://www.festivaldecorais.com.br/index.php/agenda/

Anúncios