Música na Igreja de Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Música na Igreja de Santa Tereza

Música na Igreja de Santa Tereza, sábado, 28, às 20h com participantes do FIC – Festival Internacional de Corais, Bandas e Gongado

Igreja de Santa Teresa e Santa Teresinha recebe o FIC 2019

A Igreja de Santa Teresa e Santa Teresinha será palco de um dos espetáculos do FIC-2019. A apresentação no dia 28 conta com a presença de três grupos corais e mais uma orquestra. Um programa imperdível, logo depois da missa das 19h. E o melhor de graça. Confira os grupos que você vai ouvir e ver.

Grupo  Banzo (Virgem da Lapa – MG)

O GRUPO BANZO foi criado em Agosto de 2018 como resultado de um trabalho realizado pela secretaria de Assistência Social da cidade de Virgem da Lapa. O grupo pertence a comunidade quilombola que se chama “PEGA”. Conta a lenda que os escravos atravessam o rio Araçuaí, onde hoje é a comunidade, e do outro lado gritavam para os capitães do mato: Pega… Verdade ou não o nome pegou.

A comunidade do PEGA é uma referência na preservação de sua história e sua cultura. O grupo BANZO nasce cantando o resgate cultural que vem sendo realizado entre os integrantes. E assim eles vêm pelas estradas levando seu canto e o som de seus tambores enaltecendo a cultura afro-brasileira. Formado por crianças,j ovens e adultos É a primeira vez que estarão se apresentando fora da cidade de Virgem da Lapa. E com eles estará vinda toda arte e empoderamento da raça negra.

Grupo Banzo da Comunidade Quilombola PEGA – Virgem da Lapa

Coral Puer Singers (Belo Horizonte – MG)

Coral da Fundação Puer Singers foi criado pelo Maestro Paulo Ricardo Castro Costa em 2010. Desde então, nos últimos oito anos o coral tem se apresentado dentro e fora do estado. Sob os pontos de vista técnico e artístico, o Coral Puer Singers apresenta um repertório eclético, formado por composições de todos os períodos da História da Música Mundial, incluindo a Música Brasileira – Profana, Popular e Erudita – do Período Colonial ao Contemporâneo.

https://www.facebook.com/puersingers/videos/2062698097143019/
Ensaio do Coral Puer Singers

Orquestra Arte e Vida (Araponga – PR)

A Arte & Vida foi fundada no ano de 2005, na cidade de Arapongas, atuando sempre no tripé do desenvolvimento da arte, da cultura e do protagonismo social. O objetivo geral da instituição é garantir espaços e ações que visem o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, possibilitando acessos a experiências e manifestações culturais e esportivas, contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade e de risco social.. Promoveu em parceria com o Teatro Guaíra diversas oficinas em Arapongas, sobre a coordenação da então presidente do Guaíra, Nitis Jacon, que é madrinha de honra da Arte & Vida! Atualmente a Arte & Vida atende 123 crianças, adolescentes e jovens, de ambos os sexos, nas oficinas de: música instrumental, teatro, balletclássico, ginástica rítmica, dança contemporânea e artes integradas (karatê). A Orquestra Arte & Vida iniciou suas atividades no ano de 2014, e recentemente ampliou a oficina de música inserindo instrumentos de cordas, utilizando-se da música como ferramenta de inclusão e transformação social. A regência é do maestro Claudemir Trevisan, e formação dos professores adjuntos: Gerônimo Cesar de Oliveira, Aguinaldo Santos e Sérgio Cantidiano Peres.

Orquestra Orquestra Arte e Vida (Araponga – PR)

Tocoiós – Canto Coral (Francisco Badaró-MG)

Fundado em 2013 “TOCOIÓS – CANTO CORAL” possui algumas particularidades. Tocoiós é nome do distrito da cidade de Francisco Badaró no Vale do Jequitinhonha. É uma comunidade quilombola reconhecida pela Fundação Palmares. Quase todas as integrantes do grupo são da Associação de fiandeiras e tecelãs remanescentes de quilombolas da comunidade. O uniforme do grupo foi tecido fio a fio por elas mesmas na roda de fiar, tear, tingiram e bordaram aquele que seria seu estandarte e orgulho. Junto desse uniforme vem a força do seu canto. São mais de 150 anos, são quatro gerações dentro deste território, com modo de vida e costumes próprios. A terra para eles é sua raiz. “Se não tivermos a terra, nós estamos mortos”. Não é a terra, mas o território e seus elementos constitutivos como parentesco e identidade. Em seu repertório cantos de trabalho e de resistência de um povo que carrega a força na luta em preservar uma cultura verdadeiramente tradicional”.

Confira a programação geral aqui.
FIC – 2019

Anúncios