O lixo gerado por bares e restaurantes de Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

O lixo gerado por bares e restaurantes de Santa Tereza

Convite aos proprietários de bares e restaurantes para Roda de Conversas sobre a gestão de resíduos destes estabelecimentos de Santa Tereza

Um problema sério em Santa Tereza é o lixo gerado por alguns bares, restaurantes e feiras da Praça Cel. José Persilva, que não dão destino apropriado a ele. Os sacos de lixo e garrafas de cerveja espalhadas pelas ruas e praças têm sido reclamação constante dos moradores, especialmente da área do Alto dos Piolhos, no fim de semana.

Esta foto foi feita na Praça Duque de Caxias

Ainda mais que no bairro tem um projeto pioneiro de reciclagem, a Rede Lixo Zero Santa Tereza, que poderia resolver este problema. Então, é por isso que a organização da Rede Lixo Zero está convidando os proprietários, gerentes e funcionários de bares e restaurantes para encontrar uma solução e dar fim a esta situação de forma simples.

Marcelo Alves de Souza, integrante da Rede Lixo Zero Santa Tereza e pesquisador do Observatório de Reciclagem Solidária, explica que o destino dado ao lixo é diferente para cada gerador.  A dinâmica de tratamento do resíduo gerado por uma casa é diferente da um prédio, de uma instituição pública e de um bar ou restaurante. Essas diferenças estão ligadas ao tipo de consumo e a uma série de outros fatores.

Segundo ele, os bares e restaurantes é um gerador resíduos específico, o que leva à necessidade de construir um programa a partir das características próprias do lixo produzido por esses estabelecimentos. Além disso, hoje não existe nenhuma iniciativa da prefeitura, para a recuperação desses resíduos no bairro Santa Tereza.

Marcelo explica que  “queremos construir um modelo de tratamento para esses resíduos de forma conjunta, a Rede e os bares e restaurantes, que trará benefícios para todo mundo.  Daí o nosso convite para que os proprietários e gerentes desses estabelecimentos participem desse debate, no dia 11 de setembro, às 17h, na Casa Feira Terra Viva – Rua Pouso Alegre, 1911, Santa Tereza”.

Convite
Roda de Conversas sobre a Gestão de Resíduos de Bares e Restaurantes

Proprietários, gerentes e funcionários de bares e restaurantes no Bairro Santa Tereza, esse encontro é imperdível para vocês!

Quando se fala em sustentabilidade no bar, o que vem à sua mente? Quase sempre se remete a grandes bares com grandes estruturas, acreditando ser uma realidade cara e distante… Mas acontece que você não precisa ter ideias mirabolantes.

A sustentabilidade deve ser aplicada nos hábitos do dia a dia, e quando perceber o quanto de benefícios pode gerar para o seu estabelecimento, com certeza vai se apaixonar pela ideia. Uma boa gestão dos resíduos promove higiene e segurança, menos desperdício e gera valor socioambiental e econômico. Por que não organizá-los então?

A Rede Lixo Zero Santa Tereza quer contribuir para pensar essas e outras questões, considerando as particularidades desse universo. Venha apresentar suas demandas e construir juntos uma proposta com sentido para os bares e restaurantes de Santa Tereza!

Serviço
Roda de Conversa
11/09/2019 (quarta-feira), a partir das 17h
Onde?
Casa Feira Terra Viva – Rua Pouso Alegre, 1911, Santa Tereza – Belo Horizonte.

Saiba mais sobre a Rede Lixo Zero Santa Tereza

Anúncios