Atividades gratuitas no Espaço do Conhecimento UFMG - Santa Tereza Tem
Logo

Atividades gratuitas no Espaço do Conhecimento UFMG

Fim de semana com atividades gratuitas no Espaço do Conhecimento que fica na Praça da Liberdade.

Setembro Azul: oficina de Iniciação ao Desenho em Libras
Todo grande desenhista precisou aprender a fazer os primeiros traços. Pensando nisso, o Espaço do Conhecimento UFMG promove, no sábado, dia 07 de setembro, a Oficina de Iniciação ao Desenho em Libras, voltada para quem se comunica através da Língua de Sinais.
A atividade contará com a presença da atriz e intérprete Dinalva Andrade e será ministrada pelo artista surdo Jessé Barbosa. Às 10h, aqueles que desejam aprender mais sobre a arte de desenhar ficarão por dentro de conceitos básicos como luz e sombra, observação e perspectiva.
A oficina integra a programação do Setembro Azul, promovida pelo Espaço do Conhecimento UFMG. Ao longo de todo o mês, atividades sobre arte e cultura voltadas para todas as idades serão ofertadas gratuitamente no museu. Sábado, 07 de setembro, às 10h.

Um retrato do céu: atividade revela influência da Astronomia na criação da bandeira do Brasil
Há 196 anos, Dom Pedro I proclamava seu famoso grito do Ipiranga, tornando o Brasil um império independente de Portugal. Na passagem para a República, em 1889, o novo regime de governo adotou a bandeira oficial do país, que teve forte influência da Astronomia. Para mostrar como o céu inspirou os criadores do lábaro estrelado, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza a atividade Astronomia da Bandeira, que mostrará sua relação com os elementos celestes.
As estrelas da bandeira nacional refletem o céu visto do Rio de Janeiro em 15 de novembro de 1889, dia da proclamação da República. Cada uma delas representa as unidades federativas: os 26 estados e o Distrito Federal. Na atividade, essa história será retomada, trazendo curiosidades sobre a concepção da bandeira. Astronomia da Bandeira acontece no feriado, sábado, 07 de setembro, às 14h. A classificação indicativa é livre. A participação é gratuita, mas é necessário retirar uma senha na recepção. Sábado, 07 de setembro, às 14h.

Dos ditados populares à ciência: percurso por exposição aborda relação entre saberes tradicional e científico
Os ditos populares povoam nosso imaginário. “Uma andorinha só não faz verão”, “a curiosidade matou o gato”, “águas passadas não movem moinhos”. Essas e tantas outras expressões estão no nosso vocabulário do dia a dia, mas o que está por trás delas? Existe explicação científica para os ensinamentos do senso comum? O Espaço do Conhecimento UFMG mostrará a relação entre os saberes populares e a ciência em uma atividade no sábado, 07 de setembro, às 18h15.
O percurso acontece na exposição Energia em Movimento, uma parceria com a Petrobras. Na atividade Caminhos do movimento: ditos populares, os visitantes vão explorar provérbios em cada seção da mostra. Podem participar pessoas que tenham a partir de 07 anos. A entrada é gratuita. Os interessados em participar devem retirar uma senha na recepção do museu. Sábado, 07 de setembro, às 18h15.

Fábrica de Superpoderes: crianças dão vida a super-heróis em jogo divertido
Quem nunca se perguntou qual poder gostaria de ter? As crianças adoram fantasiar sobre isso, e o Espaço do Conhecimento UFMG preparou um jogo muito divertido para o próximo final de semana. Os super-heróis vão invadir o museu no domingo, 08 de setembro, às 15h, na atividade Fábrica de Superpoderes, que convida as crianças a darem asas à imaginação e criarem personagens com dons especiais.
A garotada usará papéis coloridos, canetinhas, lápis e giz de cera para criar um jogo de cartas sobre os heróis e seus poderes. A entrada é gratuita e voltada para maiores de 06 anos. Para participar, é necessário retirar uma senha na recepção do museu. A atividade tem duração de uma hora. Domingo, 08 de setembro, às 15h.

Anúncios