Concertos no Parque: Sergio Santos e Rafael Martini - Santa Tereza Tem
Logo

Concertos no Parque: Sergio Santos e Rafael Martini

Concertos no Parque: Sergio Santos e Rafael Martini

O concerto integra a programação do Savassi Festival.

O compositor Sergio Santos é vinculado à canção popular, com trajetória que nessa área já lhe rendeu uma indicação ao Grammy. Esta será a primeira vez em que suas composições concebidas para a linguagem de orquestra serão apresentadas. Não se trata de arranjos orquestrais de suas canções, mas de obras que, ainda que em sua maioria incluam a canção, foram originalmente criadas para a formação de orquestra.

Sérgio Santos e Rafael Martini

Repertório: premiére da obra “Valsa Para Parar O Tempo”, e das obras “Metamorfose” e “Camiranga” (da suíte “Poemágica”) e “Lamento Do Pajé” e “Alto Xingu” (da suíte “Yvyraty”).

“Valsa Para Parar o Tempo” é uma peça que tem o clarinete como solista, apoiado pelo movimento do piano, da harpa e principalmente das cordas.

A suite “Poemágica” é um desenvolvimento orquestral originado em 6 pequenas canções criadas sobre poemas de Paulo César Pinheiro, poemas esses que são experimentações peculiares sobre a palavra. Dessa suite Sergio escolheu “Metamorfose” e “Camiranga”, ambas tendo a característica de ter o discurso da orquestra evoluindo até chegar uma pequena canção, e indo a partir dela se diluindo até o seu final. O compositor cantará as duas peças.

Já a suite “Yvyraty” é composta de 10 canções, todas também com texto de Paulo César Pinheiro, e que versam sobre a floresta amazônica e a cultura indígena. Dela Sergio escolheu duas obras, “Lamento do Pajé” e “Alto Xingu”, que também terão a sua voz como solista.

Rafael Martini é compositor, arranjador, pianista e cantor. Para o projeto Música Nova, do Savassi Festival 2017, o músico apresenta um show inédito, que conta com a estreia de uma peça comissionada pelo festival e de outras músicas, próprias e de outros compositores, dentre eles alguns integrantes de seu grupo, arranjadas para a mesma formação instrumental. Rafael coleciona vários prêmios e tem vários trabalhos aplaudidos pela crítica, como o álbum Motivo (2012) e “Gesto” (2016).

Formação:
Rafael Martini: composição, piano e voz /// Alexandre Andrés: flauta /// Joana Queiroz: clarinete e clarone /// Gustavo Damico: saxofone /// Bruno Vellozo: contrabaixo /// Felipe Continentino: bateria

Participam o Coro Lírico de MG e a Orquestra Sinfônica de MG, com regência do maestro Marcelo Ramos

Serviço

Concerto no Parque

10:30 – 11:15 : Sérgio Santos: premiére das obras “Valsa Para Parar O Tempo”, “Metamorfose”, “Camiranga”,“Lamento Do Pajé”, “Alto Xingu”

11:30 – 12:15 Rafael Martini: “Suíte Onírica”
Evento gratuito



Anúncios