Atividades gratuitas no Espaço do Conhecimento UFMG - Santa Tereza Tem
Logo

Atividades gratuitas no Espaço do Conhecimento UFMG

Atividades gratuitas para este fim de semana no Espaço do Conhecimento que fica na Praça da Liberdade.

Oficina “Um dia de astronauta!” Crianças descobrem curiosidades sobre exploração espacial
Muitas crianças sonham em se tornar um astronauta para desbravar o universo! E se engana quem pensa que esse desejo é impossível. Com a formação e a capacitação necessárias, qualquer um pode se candidatar a explorar o Sistema Solar. No próximo sábado, 10 de agosto, os pequenos vão experimentar alguns passos do treinamento que essas pessoas recebem antes de serem lançadas ao céu em um foguete. A oficina Um Dia de Astronauta começa às 14h e tem entrada gratuita.
Os participantes vão conhecer mais sobre a história e o funcionamento das missões espaciais, além de entender como é a vida de um astronauta. Em seguida, é hora de sentir na pele alguns treinos feitos por quem se dedica a desvendar o espaço sideral. A atividade é indicada para crianças que tenham 07 anos ou mais. Para participar, os interessados devem retirar uma senha gratuita na recepção do museu. Sábado, 10 de agosto, às 14h.

Percurso acessível em Língua de Sinais pela exposição “Energia em Movimento
A visita começa no Gerador de Curiosidades, em que o toque em argolas suspensas ilumina uma série de palavras. Em seguida, é momento de adentrar na Floresta de Verbetes, onde há depoimentos de profissionais das mais diversas áreas de atuação sobre os conceitos centrais da exposição. No próximo sábado, dia 10 de agosto, os visitantes poderão fazer esse passeio na companhia de uma intérprete de Língua de Sinais no Espaço do Conhecimento UFMG.
A visita acessível pela exposição Energia em Movimento acontece às 14h. A mostra fica aberta até 30 de setembro e é resultado de uma parceria com a Petrobras. A curadoria é do professor da Escola de Arquitetura da UFMG Jose dos Santos Cabral Filho. A entrada é gratuita, e a classificação é livre.
Sábado com Libras
Desde 2015, o projeto atrai um público diversificado, com diferentes interesses e formações. Temas de ciência e arte são abordados nas atividades, voltadas para quem se comunica em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Sábado, 10 de agosto, às 14h.

Energia em Movimento: percurso por exposição aborda fluxos migratórios, mobilidade urbana e movimentos sociais
É impossível experimentar o mundo sem energia e movimento. Esses conceitos estão dentro de nós e se manifestam de diversas formas: pulsação, curiosidade, identidade. Mas, eles não dialogam apenas com o indivíduo. A atividade Caminhos do Movimento: fluxo, que acontece no próximo sábado, 10 de agosto, às 18h15, no Espaço do Conhecimento UFMG, vai mostrar que tais dinâmicas se aplicam também à coletividade.
A exposição temporária Energia em Movimento, uma parceria com a Petrobras, é palco da atividade. Os visitantes farão um percurso pela mostra na companhia dos mediadores do museu, que vão chamar atenção para os movimentos sociais recentes e os fluxos migratórios pelo globo, abordados na seção O que movemos?. Mapas sobrepostos e fotografias de grandes cidades instigam a discussão, que passa ainda pela mobilidade urbana. Sábado, 10 de agosto, às 18h15.

Contação de histórias aborda personagens importantes da cultura africana
Cada povo tem suas próprias narrativas sobre o surgimento do universo e do ser humano. No continente africano, são muitas as crenças e os imaginários de grupos étnicos, que mobilizam relações de ancestralidade e religiosidade. No próximo domingo, 11 de agosto, às 15h, o público do Espaço do Conhecimento UFMG vai conhecer a história desses povos e seus heróis, que inspiram o mundo.
Histórias da África de A a Z apresentará às crianças personagens importantes das culturas Akan, Banto, Yorubá e Zulu. A contação de histórias tem entrada gratuita e classificação livre. Para participar, é necessário retirar uma senha na recepção. Domingo, 11 de agosto, às 15h.

Anúncios