Delícias de Santê: Bolinhos de Bacalhau da Idalina - Santa Tereza Tem
Logo

Delícias de Santê: Bolinhos de Bacalhau da Idalina

O bom de ser repórter é conhecer pessoas e novidades todos os dias e, assim, experimentei o melhor bolinho de bacalhau da cidade: crocante e sequinho por fora, macio e temperadinho por dentro. E, é aqui em Santé: 

Assim é o bolinho de bacalhau feito pela descendente de imigrantes portugueses e moradora de Santa Tereza, Idalina Portugal Almeida Freire. Da avó, Idalina, ela herdou não só o nome, mas a tradicional receita dos bolinhos, que a família trouxe do país lusitano, e as mãos mágicas na cozinha.

Idalina Portugal

Ela conta que aprendeu a arte dos bolinhos, ainda em criança, olhando e esperando que a avó terminasse o quitute. Idalina vó, era salgadeira de mão cheia e alegrava a família com suas delícias. “Eu morava com ela, na Rua Alvinópolis e prestava atenção como fazia a massa, a mistura e ficava com água na boca, esperando que ficassem prontos. Acho que fui criada com mamadeira de bacalhau”, diz brincado Idalina Portugal.

Ela começou mesmo a fazer os bolinhos, há sete anos, quando largou o emprego para cuidar da mãe, Leny, que ficou doente. “Comecei a fazer os bolinhos para a família. Com o boca a boca, a notícia foi se espalhando e começaram as encomendas dos familiares, dos amigos, aí então comecei a comercializá-los.”

Delícias de Santê: Bolinhos de bacalhau

A receita ela diz que a base é a batata e o bacalhau, mas o “pulo do gato”, que é o ponto de cozimento e os temperos, é segredo industrial. Mas ela adianta que não se pode economizar no bacalhau, que precisa ser de qualidade.

Para sair do tradicional, a criativa cozinheira, acrescenta nas receitas a pedido do freguês, azeitona, provolone ou alho dourado no azeite – “só um pouquinho para não abafar o sabor do bacalhau. Idalina também faz bolinhos de peixe, que são deliciosos”, explica ela.

As encomendas podem ser feitas pelo telefone 99782.3781

Anúncios