Virada Cultural BH 2019 - Programação - Santa Tereza Tem
Logo

Virada Cultural BH 2019 – Programação

Virada Cultural: Ocupar e viver a cidade em todas as suas formas

A Virada Cultural de BH 2019 convida a população a sair às ruas, descobrir e redescobrir o espaço público e aproveitar as mais de 400 atrações artísticas, que começam às 19h do dia 20 de julho e encerram às 19h do dia 21.

O evento reúne uma programação extensa e diversa, com música, teatro, dança, artes plásticas, performance, gastronomia, moda, intervenções urbanas, literatura, lazer e outras experiências em suas 24h ininterruptas.

Moraes Moreira está na Virada Cultural BH

O evento é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e Fundação Municipal de Cultura (FMC), e conta com apoio de diversos parceiros públicos e privados.

Virada promove discussões importantes para a vida urbana e a utilização do espaço público, a acessibilidade e a diversidade. A programação contempla artistas locais e convidados. Toda a programação é gratuita.

Viradinha Cultural

A Virada pela primeira vez tem a Viradinha Cultura, com atrações exclusivamente infantil, com diferentes atividades e diversos locais. O Parque Municipal terá a maioria delas, com dança, teatro música, brincadeiras e literatura.

Mc Elis

Um dos destaque no Parque Municipal será o show da MC Elis. uma garotinha de 7 anos que canta, dança e encanta. Elis passeia pelo charme,hip hop, funk e tudo ligada a black music e passa uma mensagem de força e alegria. Tema ainda o show com a turma do Circo Marimbondo com suas músicas folclóricas, de roda.

Virada Cultural BH 2019 – Circo Marimbondo

. Além da programação cultural no Parque Municipal, as atrações da Virada Tecnológica como games e cosplays, além dos esportes urbanos como o Mundialito de Rolimã e a Escola Bike Anjo, também prometem atrair os pequenos.
Clique aqui e acesse a programação exclusiva da Viradinha

Espaços da Virada Cultural BH

PRAÇA DA ESTAÇÃO: maior praça e esplanada do centro da cidade, local onde os diversos públicos se encontram num grande espaço dedicado às atrações de maior atratividade popular. Exemplo: Daniela Mercury | Atoxxa | Chama o Síndico com Fernanda Abreu | Djonga

VIADUTO SANTA TEREZA: a vocação natural para a cultura e esportes urbanos será potencializada durante a virada. Exemplo: Hip Hop | Soul | Rap | Rock I Slam I Duelos de MC’s | Rolimã| Skate | Bikes.

PARQUE MUNICIPAL: por natureza, um ambiente diverso de convivência, será palco das artes visuais e atrações infantis. Exemplo: Projeções I Saúde e Bem-Estar | Noite de Cinema | Viradinha no domingo, com atrações voltadas ao público infanto-juvenil.

PRAÇA 7: o coração da capital, com grande circulação de público, será palco para estilos variados. Destaque para os ritmos mais animados que prometem movimentar o lugar com as manifestações da cultura popular. Exemplo: Choro I POP I Funk I Forró | Sertanejo.

RUA GUAICURUS: espaço histórico da transgressão, receberá atrações que vão dos ícones do universo LGBT, mesclando a atrações irreverentes de cabaré (danças e performances). Exemplo: Orquestra Royal | Veronez convida Odair José – 10 anos de “Não Sou Nenhum Roberto” | The Pulso in Chamas | Xenia França

CIRCUITO: são inúmeras atrações inusitadas que conectam o circuito, entre os palcos, preparadas para surpreender o público que se desloca entre os ambientes, estimulando ainda que as pessoas caminhem pela cidade para curtirem esses diferenciais da Virada. Exemplo: Performances | Intervenções Urbanas | Grafite | Projeções | Parklets | Totó Humano.

Viradão – Circuito Gastronômico

Para dar conta de curtir essas 24 horas de atrações só mesmo com uma alimentação reforçada. Por isso, a gastronomia está presente na Virada Cultural. A gastronomia de bar, butiquim, birosca e lanchonete também estará na programação. Durante as 24 horas de evento, opções de alimentação não vão faltar graças ao Viradão – Circuito Gastronômico da Virada Cultural.

Trinta estabelecimentos do coração de Belo Horizonte – selecionados com a curadoria do Daniel Neto, mais conhecido como o Nenel, do Baixa Gastronomia . Cada um terá uma indicação de prato, apelidado como Viradão e terá como valor máximo R$ 20 reais.

No cardápio: feijão tropeiro, mexidão, carne cozida de estufa, joelho de moça, linguiça de estufa, cachorro quente, acarajé e empadinha. Para quem curte uma pegada vegana na alimentação.

Programação

Entre os artistas participantes estão Daniela Mercury, Atooxxa, Fernanda Abreu, Xenia França, Moraes Moreira, que se juntarão à centenas de artistas locais, como Trio Lampião, Mamour Ba e Banda, Thiago Delegado, entre outros. Isso sem falar nos espetáculos teatrais.

Os cães não ficarão de fora da Virada. Tem espaço pet friendly com programação dedicada a eles, incluindo conversas sobre o direito dos animais, adoção e dicas de adestramento.

Quem curte artesanato, produções customizadas, impressões e desenhos, ou ainda alimentação saudável terá 11 diferentes feiras para escolher.

E os amantes dos games de ontem e de hoje vão curtir a Game Cup, com campeonato de Fifa, LoL, PES e Street Fighter na programação da Virada Tecnológica Criativa, que contará ainda com concurso de Cosplay e Arena Maker com exposições, laboratório de prototipagem do Senai MG, oficina de reaproveitamento com o UniBH, entre outras atividades.

Confira a programação completa no site do evento.http://viradacultural.pbh.gov.br/2019/programacao/

virada Cultural BH 2019: Mamour Ba e banda é uma das atrações

Anúncios