TAU Santa Tereza arte na rua - Santa Tereza Tem
Logo

TAU Santa Tereza arte na rua

TAU Santa Tereza já iniciou as obras

Os artistas participantes do TAU (Território de Arte Urbana) já começaram seus trabalhos nas fachadas dos estabelecimentos comerciais em Santa Tereza. Alguns estão preparando as paredes e outros já estão com as obras em início. Daqui a pouco Santa Tereza vai estar mais colorida com a arte nas ruas.

O gato no Santa Boemia, mais conhecido como o Bar do Michel

Há atividades paralelas para participação do público, como oficinas, exibição de filmes e show, que começam nesta terça-feira. Confira a programação.

A artista Rizza prepara a parede da loja Roupas Online Shop na Bom Despacho

Oficinas

Dia 16  e 17– terça e quarta-feira – de 14h às 18h

Oficina de Bordado Urbano
Direcionada ao público acima de 60 anos e interessados. Não requer prévia inscrição, mas são 20 vagas. É só chegar. Os interessados devem levar novelos de lã e agulhas de Tapeçaria. Será ministrada pela artista Itamara, que vai tratar o bordado em grande escala por meio de técnica em tela plástica como forma de intervenção artística no espaço urbano.
Local: Praça Duque de Caxias

Tamara e seus bordados

Dia 19 – Sexta-feira – de 19h às 21h

Oficina de pandeiro
A oficina será ministrada pelo grupo “As Panderistas”, projeto que tem como objetivo ocupar as ruas e praças da cidade com música, por meio de rodas de pandeiros formadas exclusivamente por mulheres.

O projeto é inclusivo e acolhedor para as mulheres em sua diversidade. Numa roda de pandeiro de mulher o que se busca é tocar sem pressa, tocar junto, respeitando as habilidades e limitações de cada uma. O público alvo são mulheres de faixa etária livre.
Local: Na Praça Ernesto Tassini, em frente ao Bar do Orlando – Rua Alvinópolis, 400.

Filmes no Muro

Dia 17
19h: Exibição do documentário “Residência Itatiaia”, é dirigido por Fernando Biagioni (Instituto Amado).
20h: Filme “A cidade onde envelheço” de Marília Rocha.
Local: Praça Joaquim Ferreira da Luz (em frente a Santa Pizza)

O início das obras

O artista paulista, Jan Nehring tralhando a fachada do Bartiquin, à Rua Perite. “Vou fazer uma obra com madeira retirada de caçambas. O desafio é que como é na rua, preciso fazer mais forte, com buchas e parafusos, ainda mais que o Bolinha, dono do bar, pretende deixar o trabalho para sempre. Tive dificuldade aqui em de Santa Tereza de achar madeira no lixo, nas caçambas, mas recebi algumas doações. Achei o bairro tranquilo e me chamou a atenção umas casas lindas das décadas de 40 e 50.

Jan Nehring no Bartiquin

O Michel do bar Santa Boemia, pensa que foi uma boa oportunidade participar do projeto, pois é importante incentivar a produção de arte na cidade. E a arte do grafite e urbana tem muito a ver com o bar.

Já o artista paulista, mas morador de Belo Horizonte, Urso, que está com seu trabalho bem adiantado no Santa Boemia, explica que eu foquei em uma pintura em homenagem para a rua, o gato, que há muitos em Santa Tereza. Os gatos estão sempre na rua, cuidando de tudo.

Urso e Michel

A artista Laura Loli tem como referência a natureza. Belo-horizontina, mas atualmente morando em Florianópolis. Ele fala que “vivo entre o mar e a serras e trouxe isto para a obra. Mas por trás disso tem outros aspectos como a sexualidade, o feminino, e vou colocar bastante cores dar mais vivacidade ao local.  Para mim está sendo especial, eu voltar à minha cidade, especialmente para participar do TAU, um festival tão bem organizado.

A produção das obras vai até o dia 21 de julho, quando será promovida uma visita guiada pelo circuito das obras com tradução em libras. O grupo sai da Praça Duque de Caxias às 10h e termina no muro do metrô. Às 12h haverá um show com o grupo Choro como os meninos do Regional da Serra, na Praça Ernesto Tassini.

Anúncios