Programação do Festival de Inverno neste fim de semana no Espaço - Santa Tereza Tem
Logo

Programação do Festival de Inverno neste fim de semana no Espaço

Várias atividades gratuitas no Espaço do Conhecimento UFMG dentro da programação do Festival de Inverno da UFMG que fica na Praça da Liberdade.

Memória na Fachada Digital com projeções celebram patrimônio e arte no Festival de Inverno da UFMG
O Festival de Inverno da UFMG deste ano tem como tema Memória: arte e patrimônio. Como parte da programação, o Espaço do Conhecimento UFMG exibe três projeções sobre o tema na Fachada Digital de 11 a 21 de julho, sempre das 18h às 22h. Quem passar pela Praça da Liberdade nesse horário verá três exposições sobre bens culturais e móveis do estado, como o Presépio do Pipiripau, peças sacras e as violas mineiras.
Na projeção A arte do marfim nas Minas Gerais, uma série de fotografias de peças decorativas e sacras do acervo de museus do estado são exibidas ao público. Os bens foram catalogados pelo projeto A produção, circulação e utilização de marfins africanos no espaço atlântico entre os séculos XV e XIX, uma parceria entre a UFMG e a Universidade de Lisboa, em Portugal. O projeto internacional investiga o comércio e a circulação dos marfins no Império Português para descobrir quais as rotas, quem fabricou as peças e como chegaram ao Brasil.
A mostra fotográfica Violas de Minas: patrimônio imaterial de Minas Gerais revela o som forte e sem distorção da viola caipira, que atravessa gerações. O vídeo é fruto do acervo do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha MG), que fez um amplo registro audiovisual das formas de construção do instrumento e suas expressões culturais.
Já Conectando Acervos expõe coleções da UFMG, como o Presépio do Pipiripau, objetos dos acervos de Obras Raras da Biblioteca Universitária, do Centro de Memória da Faculdade de Farmácia (Cemefar), do Centro de Memória da Faculdade de Enfermagem (Cemenf) e do Centro de Memória da Educação Física (Cemef).

Multiverso apresenta Coral Vozes de Campanhã
A memória está no centro do 51º Festival de Inverno da UFMG deste ano, que celebra o patrimônio e a arte. No Multiverso de julho, o Espaço do Conhecimento UFMG convidou o Coral Vozes de Campanhã para uma apresentação que revela a força do congado em Minas Gerais. A apresentação está marcada para 13 de julho, sábado, às 17h. A entrada é gratuita.
O grupo foi fundado em 2014, em uma iniciativa das integrantes da Guarda de Congo da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis, em Ribeirão das Neves. O coral é formado por 14 mulheres, de diversas idades, e canta a ancestralidade negra de sua região, valorizando os costumes da comunidade e a força da religiosidade afro-cristã do congado mineiro.
Com entrada gratuita e participação livre, o Multiverso acontece desde 2017 e integra o Circuito Cultural da UFMG, promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) em parceria com os museus e espaços de cultura da Universidade. Sábado, 13 de julho, às 17h.

O patrimônio é você! Oficina do Festival de Inverno da UFMG reflete sobre bens culturais
O patrimônio pode remeter a algo distante, que ganhou importância ao longo do tempo. No entanto, muitos desses bens culturais estão presentes no nosso dia a dia. Em Belo Horizonte, temos vários exemplos, como o Edifício Niemeyer, o Mercado Central e a Biblioteca Pública. Com o intuito de refletir sobre nossa relação com essa memória, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza a oficina Quem sou eu? O patrimônio é você!, que integra a programação do Festival de Inverno da universidade.
A atividade propõe aos participantes uma reflexão sobre os patrimônios da capital mineira por meio de um jogo. A brincadeira permite que o público assuma o papel de bens patrimoniados, discutindo sua aproximação com a realidade do cotidiano. A entrada é gratuita, mas é necessário retirar uma senha uma hora antes. Sábado (13) e quarta (17) de julho, às 15h.

Laboratório no museu! Experimentos científicos agitam o domingo da criançada
Desde março deste ano, a exposição Energia em Movimento é palco de reflexões sobre latência, força, atração e ritmo. No próximo domingo, dia 14 de julho, às 15h, a mostra se transformará em um grande laboratório científico para que a garotada aprenda mais sobre esses conceitos, que se relacionam com a Física.
De forma prática e muito divertida, Experimentando a Energia em Movimento aborda questões como calor latente, magnetismo e energia potencial. Durante a atividade, os pequenos farão experimentos científicos com materiais simples como palitos de picolé, fita isolante e imãs.
Gratuita, a oficina é voltada para crianças maiores de seis anos. Para participar, basta retirar uma senha na recepção do museu. A atividade será acessível em Libras. Domingo, dia 14 de julho, às 15h.

51º Festival de Inverno da UFMG
O Festival de Inverno da UFMG é um projeto de referência nacional que ocorre anualmente durante o período das férias de julho. O evento reúne atividades como apresentações musicais, oficinas, minicursos, aulas abertas e residências artísticas, que são ofertadas em diversos espaços da Universidade.
Neste ano, o festival acontece de 11 a 21 de julho, com o tema Memória: arte e patrimônio. A programação acontece no Espaço do Conhecimento UFMG, no Centro Cultural UFMG, no Conservatório UFMG e no campus Pampulha, em Belo Horizonte, assim como no Campus Cultural UFMG em Tiradentes.

Anúncios