BH Ao pé do ouvido - Santa Tereza Tem
Logo

BH Ao pé do ouvido

BH Ao pé do ouvido: final de semana de sussurros poéticas na cidade

De 12 a 14 de julho, Belo Horizonte vai ser povoada por contos, sussurros e
canções. Vem aí “BH ao pé do ouvido”, um evento que propõe que os leitores se tornem turistas das paisagens de seus livros.
A abertura será na sexta à noite, dia 12, no Centro de Arte Popular Cemig, que fica no Circuito Cultural da Praça da Liberdade.

O evento se inicia com o Coletivo Simples, com leitura e declamação de poemas de poetas de Belo Horizonte. Em seguida, o público será conduzido pela apresentação Palavras Errantes, da atriz e escritora Emilie Andrade (SP). Uma narradora viajante, uma saia “nunca-pronta” e cheia de bolsos vindos de muitos lugares. Em cada bolso dessa roupa-portal há um objeto
ou palavra que revela uma história. O público vai escolhendo os bolsos, os contos vão sendo narrados e, assim, o encontro vai sendo construído pelo público, pela narradora e pelas histórias sorteadas ao acaso.

No sábado pela manhã, o público será convidado a tomar um café da manhã mineiro (também no Centro de Arte Popular Cemig) e participar da oficina “Sussurradores: poemas ao pé do ouvido”, com Bárbara Amaral. Após a oficina, os participantes sairão para sussurrar poemas que falem de Minas Gerais e também versos literários que girem em torno de temas como tolerância, amor, respeito.

Eles percorrerão a Praça da Liberdade e seguirão para o corredor literário da Savassi. Os sussurradores são feitos de canos de pvc ou de papelão e decorados da maneira que o sussurrador quiser. Com eles prontos, os contadores de histórias saem às ruas e oferecem poemas individuais nos ouvidos do público, na tentativa de fazer da temporalidade uma experiência.

No sábado à tarde, será realizada a oficina-percurso “A arte de contar história na vida de todo dia”, com Emilie Andrade. Partindo da seguinte pergunta: “e se as histórias que a gente vive, escuta e conta sobre nós e sobre o mundo nos ajudassem a construir a cidade que queremos viver?”, o participante é convidado a conversar sobre as narrativas que definem a nossa história à luz dos contos da tradição oral. Durante 04 horas serão experimentadas as narrações de contos tradicionais e de vida, as práticas de escuta e a re-autoria de histórias vividas.

Bárbara Amaral

No domingo, dia 14, os artistas da palavra vão realizar diversas atividades na cidade, com algumas intervenções artísticas como “Troco histórias por café”, “Pequena Loja de poemas da cidade” e “Sussurrando poemas de amor”. A proposta é que circulem durante todo o domingo por praças e ruas de BH, começando bem cedo, na Feira Hippie, próximo ao Parque Municipal.

Participarão da intervenção Bárbara Amaral, Isabel Miranda, Sheila Oliva, Rodrigo Teixeira e Fernando Chagas.
O projeto é idealizado pela Arte & Produção, com coordenação do músico e
produtor Fernando Chagas, e conta com o patrocínio da prefeitura de Belo
Horizonte, por meio da Belotur, e apoio do Centro de Arte Popular Cemig e da Rádio Inconfidência.

Serviço:
BH Ao Pé do Ouvido
De 12 a 14 de julho de 2019
Gratuito
Centro de Arte Popular, rua Gonçalves Dias, 1608, Lourdes.
Para participar das oficinas é preciso inscrição prévia
Oficina de Sussurradores Poétcos, com Bárbara Amaral (BH)
Inscrições http://bit.ly/oficinasussuradores
Dia 13.07 – 14:00 às 18:00
Oficina A Arte de contar histórias na vida de todo dia, com Emiline Andrade (SP)
Inscrições pelo link: http://bit.ly/oficinaartedecontar

Anúncios