Hahaha: dos corredores dos hospitais para a Praça - Santa Tereza Tem
Logo

Hahaha: dos corredores dos hospitais para a Praça

O Instituto Hahaha, com sede em Santa Tereza, na Rua Cruzeiro do Sul, no espaço do antigo Teatro Ideal, é uma organização da sociedade civil, que leva mais saúde por meio do riso aos pacientes internados nos hospitais da rede SUS.

Agora em 2019 comemora sete anos de atuação e para comemorar, nesta terça-feira, dia 9 de julho, às 10h30, o Instituto presenteia Belo Horizonte com um cortejo junino, o Harraiá, na Praça Sete.

Instituto Hahaha nos hospitais

Após o Harraiá passar por cinco hospitais (Hospital da Baleia, Santa Casa BH, Hospital das Clínicas – UFMG, Hospital Infantil João Paulo II e João XXIII – Rede Fhemig) levando o clima junino para crianças, adolescentes, seus acompanhantes e profissionais da saúde, chegou a hora da população local se esbaldar nos xotes e dançar quadrilha. Para isso vai levar o cortejo junino para o coração da cidade.

A cidade inspirou o Instituto a levar o Cortejo Junino para os hospitais. “As pessoas que estão internadas não tem a oportunidade de participar da festa. Estão privadas da celebração e calor popular, da vida comunitária”, afirma Eliseu Custódio, um dos fundadores do Hahaha”

Ele observa que “e nos corredores dos hospitais o Instituto provoca os encontros e o afeto, agora é a vez da cidade experimentar essa medicação besteirológica: a alegria”.

Forró do Hahaha

Desde a fundação da Instituição, mais de 545 mil pessoas foram alcançadas. Alguns momentos ganharam popularidade, como a fuga do menino Matheus, ou o vídeo da paródia “Funk das Enfermeiras”.
E o resultado desta terapia do riso mostram a relevância da continuidade do trabalho. Segundo Eliseu, pesquisa do Instituto Fontes aponta que, após a visita dos palhaços, 96,3% das crianças ficam mais à vontade com o ambiente do hospital, 95,4% ficam mais ativas e 85,4% apresentam evidências clínicas de melhora.

Todo dia é dia de rir

A atuação do Hahaha conta com uma dupla de palhaços profissionais, que
realiza intervenções duas vezes por semana, durante todo o ano, em cada hospital parceiro. O trabalho é gratuito para o público atendido, mas não é voluntário. Por isso, a instituição conta com o apoio de leis de incentivo à cultura (municipal, federal), editais e patrocinadores.

Quem quiser contribuir para a manutenção do projeto, basta participar da campanha “Seja um tijolinho da nossa construção”, por meio da plataforma
Evoé. Clique aqui para saber mais.

Matérias relacionadas
Santa Tereza tem palhaçaria
Hahaha tratamento a base do bom humor
Harraiá chega aos hospitais

Anúncios