Programação gratuita de férias do Projeto Lugar de Criação do CCBB - Santa Tereza Tem
Logo

Programação gratuita de férias do Projeto Lugar de Criação do CCBB

Projeto Lugar de Criação, do programa CCBB Educativo, apresenta programação especial de férias com novas atividades que foram incluídas no roteiro artístico

Férias com gosto de arte, cultura e novas experiências. O Lugar de Criação, do Programa CCBB Educativo, é um convite para pessoas de todas as idades, inclusive para crianças da primeira infância, a aproveitarem o recesso escolar com visitas educativas, cursos e oficinas. Durante as férias de julho, o projeto traz uma programação inédita que dialoga com a mostra “DreamWorks Animation: A Exposição – Uma Jornada do Esboço à Tela”, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil BH, até o dia 29 do mês.
Abrindo as atividades, nesta sexta-feira, 5 de julho, o Lugar de Criação integrará o roteiro da 6ª edição do Noturno nos Museus de Belo Horizonte, ação da prefeitura da cidade e da Fundação Municipal de Cultura, que tem como objetivo proporcionar às pessoas a oportunidade de visitar essas instituições em horários alternativos. O Educativo participará da iniciativa, das 19h às 21h, com a oficinaLightpainting – Desenhando com a Luz. Usando lanternas coloridas e uma câmera fotográfica, o público será levado a experimentar o desenho a partir de instruções que indicam movimentos do corpo. O resultado será conferido numa exposição efêmera das imagens produzidas. A atividade se repetirá nos dias 27 e 28 de julho, de manhã e à tarde, durante a oficina Eu

Faço Meu Brinquedo.
Prevista para os dias 6 e 7 de julho, a experimentação Como Nasce uma Obra de Arte? irá propor a criação e construção de personagens e pequenas narrativas por meio de Flipbooks – pequenos blocos de papel com sequências de desenhos que se tornam uma animação ao se manusear as folhas.

Nos dias 13 e 14 de julho, as ações serão dedicadas à primeira infância com as oficinas do Desde Pequeno. A partir do tema “Construção de Personagens e Imaginação de Outros Mundos”, meninos e meninas – com a ajuda dos responsáveis – serão convidados a criar fantoches de meia.

Já o Trocação de Histórias será nos dias 20 e 21 de julho. Dedicado à leitura, à música e à narrativa, esta edição traz a oficina de stop motion “Do Momento ao Movimento”, uma oportunidade de inventar e reinventar histórias utilizando o essa técnica de animação que se vale dos recursos da fotografia. A segunda quinzena do mês também contará com edições especiais do Lugar de Criação.

Nos dias 18, 19 e 22 de julho, a ilustradora e professora de Artes Visuais para crianças e adolescentes, Livia Arnaut, realizará uma atividade lúdica de ilustração de árvores para exercitar a imaginação dos participantes. A convidada assina desenhos da revista digital Manga de Vento e é também cofundadora do Instituto Casa Viva de Educação e Cultura, em Belo Horizonte.

Ainda como parte da programação de férias, o arte-educador Marcos Rhossard oferecerá, nos dias 25, 26 e 29 de julho, a Onkara, uma oficina de construção de instrumentos de percussão artesanais, desenvolvida a partir de materiais reaproveitados e sustentáveis, como o bambu, a madeira e o couro. Especializado em cultura popular brasileira, Rhossard propõe a prática de brincadeiras de diferentes partes do país, bem como a utilização de instrumentos de percussão feitos à mão.
Além de todos os cursos e oficinas, durante os domingos do mês, das 17h às 18h, acontecerá o Lugar de Criação em Libras, ações acessíveis que promovem a cultura surda.

Programação
Noturno de Museus em BH: Lightpainting – Desenhando com a Luz
Data/Horário: 5 de julho, das 19h às 21h
Indicação etária: A partir de quatro anos, acompanhado dos pais ou responsáveis.

Como Nasce uma Obra de Arte?
Data/horário: 6 e 7 de julho. Cada sessão tem duração de 1h com as entradas nos seguintes horários: 11h, 12h, 15h e 16h.
Indicação etária: Acima de sete anos, acompanhado dos pais ou responsáveis.

Desde Pequeno
Data/horário: 13 e 14 de julho. Cada sessão tem duração de 2h com as entradas às 11h e às 15h.
Indicação etária: de oito meses a seis anos, acompanhado dos pais ou responsáveis.

Trocação de História
Data/horário: 20 e 21 de julho. Cada sessão tem duração de 2h com as entradas às 11h e às 15h.
Indicação etária: Acima de seis anos, acompanhado dos pais ou responsáveis.

Edição Especial de Férias | com Livia Arnaut
Data e horário: 18, 19 e 22 de julho. Acontecerá em dois horários: das 11h às 13h e das 15h às 17h.
Indicação etária: Livre para todas as idades, acompanhado dos pais ou responsáveis.

Edição Especial de Férias | com Marcos Rhossard
Data e horário: 25, 26 e 29 de julho. Acontecerá em dois horários: das 11h às 13h e das 15h às 17h.
Indicação etária: Livre para todas as idades, acompanhado dos pais ou responsáveis.

Eu faço meu brinquedo
Data/horário: 27 e 28 de julho. Cada sessão tem duração de 1h com as entradas nos seguintes horários: 11h, 12h, 15h e 16h.
Indicação etária: A partir de quatro anos, acompanhado dos pais ou responsáveis.

Lugar de Criação em Libras
Data/horário: 7, 14, 21 e 28 de julho, das 17h às 18h.

Local: CCBB – BH (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários)
Informações: www.ccbbeducativo.com
Entrada gratuita.

Anúncios