Arraial de Belo Horizonte 2019 - Santa Tereza Tem
Logo

Arraial de Belo Horizonte 2019

Arraial de BH 2019 é um convite para uma experiência junina completa

Está aberta a temporada dos festejos juninos em Belo Horizonte, cidade considerada pelo Ministério do Turismo e pela Embratur o maior destino turístico junino do Sudeste e um dos cinco maiores do país. Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, o Arraial de Belo Horizonte chega à sua 41ª edição e, durante um mês, vai preencher a capital mineira com muita cultura, folclore, tradição e alegria. De 7 de junho a 7 de julho a cidade contará com programação intensa, que pode ser acessada pelo site www.arraialdebelohorizonte.com.br

Já estão confirmadas 40 quadrilhas para o tradicional concurso municipal, parceria com a Comissão Junina Mineira, que acontece na Praça da Estação. Serão 27 disputando pelo Grupo de Acesso, nos dias 28, 29 e 30 de junho, e 13 pelo Grupo Especial, com apresentações marcadas para os dias 6 e 7 de julho. No palco, uma grande atração já está confirmada: Naiara Azevedo, uma das cantoras mais influentes do meio sertanejo atual. Ela entra em cena no Arraial de Belo Horizonte na noite do domingo, dia 30 de junho, com show gratuito.

Arraial Gentileza
Para entrar no clima dos festejos juninos da cidade, o Movimento Gentileza, idealizado e coordenado pela voluntária social Ana Laender, oferece uma nova experiência para quem curte a festa e para aqueles que querem conhecê-la. A Mostra Arraial Gentileza exibe, de 6 de junho a 28 de julho, figurinos de 14 grupos juninos da cidade, além de fotos e vídeos que contam a história das tradições juninas, em homenagem às quatro décadas do Arraial de Belo Horizonte. A exposição é gratuita e fica disponível para o público no hall da Prefeitura de Belo Horizonte, na avenida Afonso Pena, 1212.

Cortejo Junino
Abrindo oficialmente as festividades juninas em Belo Horizonte, um cortejo com várias carroças enfeitadas pelas quadrilhas sairá da entrada principal do Parque Municipal neste sábado, dia 8, a partir das 13h. O destino é a Praça da Estação, considerada o coração do Arraial de Belo Horizonte.

Concurso de Quadrilhas
Das 40 quadrilhas participantes do Concurso Municipal de Quadrilhas 2019, 27 quadrilhas estão inscritas para o Grupo de Acesso e se apresentam na Praça da Estação entre os dias 28 e 30 de junho. As outras 13 quadrilhas do Grupo Especial entram em cena, também na Praça da Estação, nos dias 6 e 7 julho. Os interessados podem conferir o regulamento na íntegra, pelo endereço https://bit.ly/2JY8gjm.

Vila Gastronômica
Para repetir o sucesso do ano passado, a Praça da Estação contará mais uma vez com a Vila Gastronômica, espaço de alimentação com decoração típica, ambientado para receber, com conforto, o público do Arraial. A Vila Gastronômica Junina será realizada em parceria com a Abrasel-MG e a Frente da Gastronomia Mineira. Estarão presentes no espaço os restaurantes Barba Azul, Clube do Milho e da cervejaria Fürst.

Concurso Prato Junino
Os pratos vencedores da segunda edição do Concurso Prato Junino, realizado pela Belotur em parceria com a Abrasel-MG, a Frente da Gastronomia Mineira e as faculdades UNA, Pitágoras, Promove, Estácio de Sá e Senac, também serão comercializados na Vila Gastronômica do Arraial de Belo Horizonte. As receitas foram elaboradas pelos alunos em homenagem ao legado gastronômico de Dona Lucinha, respeitada internacionalmente como a maior representante da cozinha mineira, falecida no mês de abril deste ano.

Circuito Gastronômico Arraial de Belo Horizonte
Entre as diversas ações que compõem o pilar ‘gastronomia’ do Arraial de Belo Horizonte está o Circuito Gastronômico, que apresenta pratos típicos da culinária junina reinventados por 21 bares e restaurantes da cidade. A iniciativa é da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e acontece entre 15 de junho e 15 de julho.

Restaurantes populares
Em parceria com a Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (Susan), a Belotur vai realizar, durante o período oficial do Arraial de Belo Horizonte, ações de promoção e divulgação dos festejos juninos nos restaurantes populares da cidade. Está prevista a criação de um cardápio especial que resgatará receitas tradicionais juninas, além de decoração típica nos restaurantes.

Blitz junina
Dentro do período oficial do Arraial de Belo Horizonte, um ônibus estará rodando a cidade realizando Blitzen Juninas. A ação, que é realizada em parceria com a Comissão Junina Mineira, promove e divulga o Arraial de Belo Horizonte levando quadrilhas para apresentações em eventos e pontos turísticos da cidade. Dentro da programação das blitzen juninas, duas ações especiais acontecerão no projeto ‘BH é da Gente’ no dia 23/6, domingo: uma na Praça da Savassi, entre 10h e meio-dia, e outra na rua Araribá, na Lagoinha, das 11h ao meio-dia.

Programação associada do Arraial de Belo Horizonte 2019
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, está recebendo cadastro de eventos juninos realizados na cidade no período oficial do Arraial de Belo Horizonte 2019, que vai de 7 de junho a 7 de julho. Os produtores interessados em compor a programação associada do festejo devem enviar as informações de seu evento junino por meio do link https://bit.ly/2LWAYmC. A Prefeitura disponibiliza também um tutorial para quem tiver algum tipo de dúvida durante o processo, que pode ser acessado aqui.

Assessoria de Imprensa – Belotur /
Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte
Rua da Bahia, 888 | 5º andar | Centro | BH/MG | 30.160-011
Fone: (31) 3246-0246 / 98726-2014 / 98751-2675 | www.belohorizonte.mg.gov.br

Anúncios