Atividades gratuitas no Espaço do Conhecimento UFMG - Santa Tereza Tem
Logo

Atividades gratuitas no Espaço do Conhecimento UFMG

Fim de semana com atividades gratuitas no Espaço do Conhecimento que fica na Praça da Liberdade, nº700.

Café Controverso: especialistas da UFMG debatem a logística do transporte brasileiro
O Brasil tem extensão continental: o país conta com mais de oito milhões de quilômetros quadrados, está entre os 20 maiores litorais do mundo e é atravessado por uma série de rios volumosos e profundos. Interligar uma nação com essas dimensões não é tarefa fácil, mesmo com tanto potencial quando o assunto são os modais de transporte.
Discutir a melhor forma de atender às demandas socioeconômicas do país é a proposta do Café Controverso: Diálogos do Movimento do próximo sábado, dia 08 de junho, às 10h. Neste mês, o evento, uma parceria do Espaço do Conhecimento UFMG com a Petrobras, traz o tema O Brasil além das rodovias: a logística do transporte.
Participam da conversa o engenheiro cartográfico e professor do Instituto de Geociências da UFMG Rodrigo Nóbrega, também mestre e doutor em Engenharia de Transportes. Debate com ele o engenheiro civil, mestre e doutor em Ciência da Computação Clodoveu Davis Junior, professor do Departamento de Ciência da Computação.
Brasil: diversificação e planejamento
Por aqui, sempre se investiu mais no modal rodoviário. Hoje, ele é o principal meio de transporte de cargas e pessoas no país. Mas, esse está longe de ser o cenário ideal. O custo é elevado, o modal é muito poluente, a capacidade de carga é baixa, e o risco de acidentes é alto. Diante disso, como melhorar a logística brasileira?
No evento, os especialistas vão debater a necessidade da diversificação da matriz de transportes nacional. Para isso é preciso, em primeiro lugar, pensar sobre a integração de dados sobre o assunto e, em seguida, no planejamento do sistema de transportes.
O Café Controverso: Diálogos do Movimento é gratuito e aberto ao público. Para participar, não é necessário realizar inscrição prévia. Sábado, 08 de junho, às 10h.

Cientistas por um dia! Oficina ensina crianças a calcularem a idade de um fóssil
Nos museus de História Natural ao redor do mundo, não é difícil encontrar uma informação com a idade do fóssil em exibição. Afirmar isso só é possível por conta da ciência, que se baseia na radioatividade para calcular todos aqueles anos. No próximo sábado, 08 de junho, os pequenos vão aprender sobre esse assunto de uma forma lúdica e interativa. É a atividade Marcas do Tempo, que acontece às 14h.
Com brincadeiras e jogos realizados com dados e moedas, a oficina vai simular um decaimento radioativo, fenômeno responsável por calcular o tempo de existência de um fóssil. Tudo isso acontece na companhia de nossos mediadores, que vão tornar a atividade muito mais divertida! Sábado, 08 de junho, às 14h.

De cara com a ciência! Crianças descobrem como cientistas fazem experimentos de laboratório
A história da Terra remonta a bilhões de anos, mas só começamos a entender como a vida surgiu há pouco tempo. Na década de 1950, o cientista Stanley Miller simulou as condições da Terra primitiva em laboratório e conseguiu mostrar que moléculas orgânicas podem ter surgido de reações na atmosfera. Esse e outros casos de estudos químicos importantes para a evolução da ciência serão contados no Espaço do Conhecimento UFMG.
A atividade Experimentando! Química e o experimento de Miller é voltada para crianças de até 10 anos e acontece no próximo sábado, 08 de junho, às 18h15. O cenário da oficina é a exposição Demasiado Humano, onde há uma reprodução do laboratório do cientista. A participação é gratuita. Basta retirar uma senha na recepção. Sábado, 08 de junho, às 18h15.

Através do telescópio: observação noturna acessível em Libras
Nas noites de sábado, o teto retrátil do Terraço Astronômico do Espaço do Conhecimento UFMG se abre, revelando o céu de Belo Horizonte. De lá, é possível contemplar fenômenos celestes através de modernos telescópios. No dia 08 de junho, às 19h, os visitantes surdos estão convidados para Observação Noturna com Libras.
Durante a atividade, dois telescópios estarão apontados para objetos diferentes no céu. A atração é conduzida pelo Núcleo de Astronomia do museu e contará com a participação da atriz e intérprete de Língua de Sinais Dinalva Andrade. Os interessados precisam retirar uma senha gratuita, na recepção, a partir das 17h30.
Sábado com Libras
Desde 2015, o projeto atrai um público diversificado, com diferentes interesses e formações. Temas de ciência e arte são abordados nas atividades, voltadas para quem se comunica em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Sábado, 08 de junho, às 19h.

Pelos caminhos do movimento! Percurso por exposição aborda a relação da força com as mais diversas dinâmicas humanas
Necessidade, dinâmica, ativismo. Essas palavras se relacionam diretamente com outro conceito: a força. No próximo domingo, 09 de junho, às 15h, o Espaço do Conhecimento UFMG convida os visitantes a um passeio diferente por sua exposição temporária, Energia em Movimento, resultado de uma parceria com a Petrobras.
A mostra aborda a energia e o movimento a partir de perspectivas sociais, históricas e científicas. No percursoCaminhos do Movimento: força, o público vai explorar a ligação de variadas dinâmicas humanas com a força. A participação é gratuita e indicada para maiores de 06 anos. É necessário retirar uma senha na recepção antes do início da atividade. Domingo, 09 de junho, às 15h.

Anúncios