Grupo Galpão e Casa Fiat lançam HQ e Exposição de Os Gigantes de Montanha - Santa Tereza Tem
Logo

Grupo Galpão e Casa Fiat lançam HQ e Exposição de Os Gigantes de Montanha

Marco da dramaturgia do século XX e uma das principais obras do escritor italiano Luigi Pirandello, Os Gigantes da Montanha, que foi foi montado pelo Grupo Galpão,  agora se transforma em História em Quadrinhos, pelo artista plástico multimídia Carlos Avelino. E ainda se torna tema da próxima exposição na Casa Fiat de Cultura. “Os Gigantes da Montanha – Grupo Galpão em: Do teatro aos quadrinhos na Casa Fiat de Cultura”.

Capa da HQ Os Gigantes da Montanha

A exposição apresentará o percurso de criação da História em Quadrinhos, publicada pela editora Nemo, do Grupo Autêntica, a partir da montagem realizada pelo Galpão, com direção de Gabriel Villela, em 2013.

Na mostra, o público apreciará rascunhos, rafes de páginas e arquivos originais do trabalho de Avelino, assim como fotos, vídeos, cenário e figurinos da peça de teatro. O lançamento nacional da HQ e a abertura da exposição, com presença do ilustrador e do Grupo Galpão, serão no dia 4 de junho, às 19h, com entrada gratuita.

Os Gigantes da Montanha em HQ

Do palco à HQ

A história em quadrinhos Os Gigantes da Montanha entra para o pequeno rol de adaptações inéditas do teatro ao formato HQ. Além de ilustrada por Carlos Avelino – e, também, por Bruno Costa –, a adaptação foi idealizada e roteirizada pela atriz Inês Peixoto.

A releitura em nova linguagem busca ampliar a abrangência do público e angariar novos interessados na narrativa de Pirandello e na força da trupe mineira.

Além disso, por meio da exposição será possível compreender processos criativos e perceber como a eloquência dos elementos da peça (roupas, maquiagens, músicas) são fundamentais ao espetáculo e, também, fomentam o enredo em novos dispositivos.

Os Gigantes da Montanha na montagem do Grupo Galpão

A montagem vertida em quadrinhos

Em 2015, em apresentação do espetáculo Os Gigantes da Montanha, na Praça Roosevelt, no centro de São Paulo, o paulistano Carlos Avelino se encantou com a magia da encenação e presenteou o Grupo Galpão com os desenhos de todos os personagens da peça. “Na primeira aparição dos personagens, já realizei mentalmente: estes já estão prontos, vou transformá-los em desenho de animação. A riqueza de detalhes no figurino, os diálogos, as músicas, a cenografia e a iluminação do espetáculo me serviram de inspiração”, conta o ilustrador e artista plástico, que, então, enviou seus rafes para o grupo.

“O impacto de seu traço foi tão grande que nasceu dali o desejo imediato de traduzir nossa adaptação da obra de Pirandello para uma história em quadrinhos, pelas mãos apuradas do artista”, explica Eduardo Moreira, diretor artístico do Grupo Galpão

. Adaptada por Inês Peixoto, atriz que interpreta o papel da condessa Ilse na peça, a versão para HQ condensou os diálogos da montagem, ao criar fusão entre as descrições e os personagens de Pirandello. Também se realizou adaptação na estrutura dos personagens, mas as características dos desenhos iniciais foram preservadas. “A obra ganha novos contornos, ao chegar a públicos mais amplos e deixar um registro inovador desse trabalho, um marco na trajetória de quase quatro décadas do Galpão”, declara.

A mostra conta com 51 páginas feitas de maneira tradicional (rafes) e estudos em aquarelas para páginas finais, nas quais há interação entre pintura tradicional e digital, rascunhos e arquivos originais do trabalho de Avelino. No que se refere à montagem da peça pelo Grupo Galpão, o público apreciará 31 fotos, 2 vídeos e 3 figurinos.

O Grupo Galpão tem o patrocínio da Petrobras. A exposição “Os Gigantes da Montanha – Grupo Galpão em: Do teatro aos quadrinhos na Casa Fiat de Cultura” é uma realização da Casa Fiat de Cultura, do Grupo Galpão e do Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), da Fiat Chrysler Finanças e do Banco Safra. A mostra conta com apoio institucional do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), do Governo de Minas e do Governo Federal.

Programa educativo e ações paralelas

O programa educativo da Casa Fiat de Cultura irá abordar, durante as mediações, a história do Grupo Galpão e a trajetória artística do italiano Luigi Pirandello, além dos elementos chave da narrativa de “Os Gigantes da Montanha” e os processos envolvidos na adaptação do teatro para a história em quadrinhos.

 Para as ações de acessibilidade e Inclusão, estão programadas a áudio de descrição ao vivo e pranchas com a reprodução tátil dos croquis em exposição, além de tablets com material explicativo sobre a Casa Fiat de Cultura e a mostra.

No dia 16 de junho, às 11h, o ator Luiz Rocha, que integra o elenco de “Os Gigantes da Montanha” apresenta sarau com músicas do espetáculo na Capela de Santana, localizada nos jardins da Casa Fiat de Cultura. A apresentação é gratuita.

No dia 2 de julho, às 19h30, a atriz Inês Peixoto e o ilustrador Carlos Avelino estarão na Casa Fiat de Cultura para um bate-papo sobre todo o processo de transposição do Teatro para a HQ em “Os Gigantes da Montanha”. Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no Sympla.

SERVIÇO
Lançamento da HQ “Os Gigantes da Montanha” com noite de autógrafos e abertura da exposição “Os Gigantes da Montanha – Grupo Galpão em: Do teatro aos quadrinhos na Casa Fiat de Cultura”
Data: 4 de junho, às 19h, na Casa Fiat de Cultura
Entrada gratuita
Valor da HQ: R$ 49,80 (o livro será vendido no Café da Casa Fiat de Cultura durante toda a exposição, além do site editora www.grupoautentica.com.br, livrarias e plataformas digitais)
Período expositivo: 4 de junho a 14 de julho de 2019
Horário de funcionamento da exposição: Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Local: Casa Fiat de Cultura -Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Anúncios