Fim de semana com atividades gratuitas no Espaço do Conhecimento - Santa Tereza Tem
Logo

Fim de semana com atividades gratuitas no Espaço do Conhecimento

Fim de semana no Espaço do Conhecimento UFMG, que fica na Praça da Liberdade, nº700.

Sábado com Libras: contação de histórias em Língua de Sinais aborda cultura Yorubá
O Espaço do Conhecimento UFMG promove, neste final de semana, um mergulho na cultura africana. Um dos povos que habitou a região da Nigéria e deixou muitas marcas por seu território é o foco da Contação de Histórias nas Cosmogonias: Yorubá, em Língua de Sinais, no dia 1º de junho, às 17h.
Parte da programação do projeto Sábado com Libras, a atividade ocorre na exposição Demasiado Humano, onde os visitantes são apresentados à cultura Yorubá. Segundo a tradição, uma galinha ajudou a espalhar a terra primordial do planeta, fruto de uma missão dada por um grande orixá aos seus filhos. A atração será conduzida pela atriz e intérprete Dinalva Andrade. A participação é gratuita, e a classificação é livre. Para participar, basta retirar uma senha na recepção do museu. Sábado, 1º de junho, às 17h.

Pelos caminhos do movimento! Percurso por exposição aborda a relação da força com as mais diversas dinâmicas humanas
Necessidade, dinâmica, ativismo. Essas palavras se relacionam diretamente com outro conceito: a força. No próximo sábado, 1º de junho, às 18h15, o Espaço do Conhecimento UFMG convida os visitantes a um passeio diferente por sua exposição temporária, Energia em Movimento, resultado de uma parceria com a Petrobras.
A mostra aborda a energia e o movimento a partir de perspectivas sociais, históricas e científicas. No percurso Caminhos do Movimento: força, o público vai explorar a ligação de variadas dinâmicas humanas com a força. A atividade se repete no dia 09, às 15h. A participação é gratuita e indicada para maiores de 06 anos. É necessário retirar uma senha na recepção antes do início da atividade. Sábado, 1º de junho, às 18h15.

Histórias das Aldeias: contação de histórias aborda as origens indígenas do Brasil
A sociedade de hoje deve muito aos saberes ancestrais, construídos pelos indígenas. A partir das experiências cotidianas, eles chegaram a conhecimentos que foram repassados oralmente para as gerações seguintes. A fim de não deixar esse aspecto rico da cultura se perder, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza a atividade Histórias das Aldeias no próximo domingo, 02 de junho.
Narrativas que embasam a vida de algumas comunidades serão contadas aos visitantes, como a dos Guarani-Mbyá, que acreditam no deus Nnhamandu e seu esforço para formação do mundo. Já os Apinajé, habitantes da região central do Brasil, crêem na Mulher Estrela, que desceu do céu para ensinar aos indígenas a se alimentarem de produtos da terra. Essas e outras histórias serão contadas como forma de valorização dessas culturas a partir das 15h.
A classificação indicativa a partir dos 07 anos. Para participar, é preciso retirar senha na recepção do Espaço. Domingo, 02 de junho, às 15h.

Anúncios