Projeto CCBB Educativo - Santa Tereza Tem
Logo

Projeto CCBB Educativo

Projeto do CCBB Educativo, Lugar De Criação, promove diversas atividades gratuitas durante o mês de junho.

A programação traz atividade relacionada à mostra Dreamworks Aanimation, em cartaz no CCBB

No mês de junho, o projeto Lugar de Criação traz uma programação que contempla diversos aspectos do fazer artístico. Da criação de brinquedos à técnica stop motion, as oficinas integram adultos e crianças em processos de experiência com a arte. O conteúdo é pensado para crianças desde a primeira infância e acontece sempre aos sábados domingos e feriados das 11h às 13h e das 15h às 17h.

Como Nasce uma Obra de Arte? é o tema que abre a programação, nos dias 1 e 2 de junho. Voltada para a experimentação das práticas artísticas, a atividade promove um intercâmbio entre crianças e artistas, com foco no compartilhamento dos processos e das linguagens. Esta edição é ligada à mostra “Dreamworks Animation: A Exposição – Uma Jornada Do Esboço À Tela”, e os visitantes são convidados a criar personagens e construir pequenas narrativas, por meio dos famosos Flipbooks – pequenos blocos de papel contendo sequências de desenhos que, a partir do manuseio das folhas, se torna uma breve animação. A atividade acontece novamente no dia 20 de junho.

Nos dias 8 e 9 de junho, as ações são dedicadas à primeira infância com as oficinas do Desde Pequeno. A proposta é integrar e socializar as crianças e os seus responsáveis com a arte. Com o mote“Construção de Personagens e Imaginação de Outros Mundos”, as crianças – com a ajuda dos responsáveis – vão confeccionar fantoches de meia, tendo como referência desenhos e a imaginação de seus nomes, biografias, temperamentos, características, e outros aspectos. A oficina retorna nos dias 29 e 30 de junho.

Já o Trocação de Histórias será nos dias 15 e 16 de junho. Dedicado à leitura, à música e à narrativa, esta edição traz a oficina de stop motion “Do Momento ao Movimento”. Uma oportunidade de inventar e reinventar histórias utilizando o essa técnica de animação que se vale dos recursos da fotografia. O stop motion registra as cenas quadro-a-quadro para resultar em uma ilusão de movimento. A ideia da ação é criar memórias.

Para fechar a programação, nos dias 22 e 23 de junho ocorrem as oficinas do Eu faço meu brinquedo. As atividades exploram temas como consumo, sustentabilidade e reutilização de materiais. Para pensar o brincar e o brinquedo como prática coletiva, esta edição convida o público a aprender a desenhar com luz. Usando lanternas coloridas e uma câmera fotográfica, o objetivo é experimentar o desenho a partir de instruções que indicam movimentos do corpo. Ao fim da ação, o Educativo promove uma exposição efêmera das imagens produzidas.
Aos domingos, das 17h às 18h, acontece o Lugar de Criação em Libras, com ações acessíveis que promovem a cultura surda.

PROGRAMAÇÃO
Como Nasce uma Obra de Arte?

Data/horário: 1, 2 e 20 de junho. Cada sessão tem duração de 1h com as entradas nos seguintes horários: 11h, 12h, 15h e 16h.
Indicação etária: Acima de 7 anos, acompanhado dos pais ou responsáveis.

Desde Pequeno
Data/horário: 8, 9, 29 e 30 de junho. Cada sessão tem duração de 2h com as entradas às 11h e às 15h.
Indicação etária: de 8 meses à 6 anos, acompanhado dos pais ou responsáveis.

Trocação de História
Data/horário: 15 e 16 de junho. Cada sessão tem duração de 2h com as entradas às 11h e às 15h.
Indicação etária: Acima de 6 anos, acompanhado dos pais ou responsáveis.

Eu faço meu brinquedo
Data/horário: 22 e 23 de junho. Cada sessão tem duração de 1h com as entradas nos seguintes horários: 11h, 12h, 15h e 16h.
Indicação etária: A partir de 4 anos, acompanhado dos pais ou responsáveis.

Lugar de Criação em Libras
Data/horário: 2, 9, 16, 23 e 30 de junho, das 17h às 18h.

Local: CCBB – BH – Praça da Liberdade, 450 – Funcionários
Entrada gratuita.
Informações: www.ccbbeducativo.com

Anúncios