Mãe mais que especial - Santa Tereza Tem
Logo

Mãe mais que especial

O Santa Tereza Tem homenageia todas as mamães por meio da história de Sandra e seu filho Breno, moradores de Santa Tereza.

Reportagem: Isa Patto

A batida frase “mãe é padecer no paraíso” será verdade? Isso depende de como é encarada a maternidade. Um exemplo, é a Sandra Rúbia Soares, sempre vista subindo e descendo a Rua Mármore e na Praça, com seu risonho filho, Breno Soares, de 23 anos, portador de paralisia cerebral e cadeirante.

Em busca de tratamento para o seu bebê, diagnosticado com paralisia cerebral a família mudou de Itaobim, Vale do Jequitinhonha, para Belo Horizonte. O problema da criança foi em consequência de rubéola que ela teve durante a gravidez.

 Ela também é mãe de Pedro, 19 anos, que sempre dá uma força para cuidar do irmão. Para ela, “não há diferenças entre eles. O Breno depende de mim, mas os dois são presentes de Deus, são uma benção. O Pedro é um amor e adora o irmão”.

Sobre ser mãe Sandra afirma: “nada chega nem aos pés dessa alegria de ser mãe”.

“Somos felizes do jeito que somos” – Sandra e Breno

Somos felizes do jeito que somos

Apesar das dificuldades, esta mãe não deixa “peteca cair” e encarou naturalmente, sem sofrimento, quando Breno foi diagnosticado com o problema aos três meses.  Ela sempre viu o filho como especial, não por ter paralisia, mas por ser uma dádiva.

“Sempre achei ele um bebe lindo, que eu adorava exibir e nunca tive problemas em relação a isso. Não fico sofrendo. Vou vivendo e me adaptando às condições dele. Só quero sua felicidade e que tenha qualidade de vida. Tenho certeza de que a gente é feliz do jeito que somos”, comenta com um sorriso.

Sandra e Breno na Praça Duque de Caxias

Uma coisa de que Sandra não abre mão é levar o filho para atividades fora de casa, indo a parques, praças, festas. “Breno é alegre, adora sair e quando me pede do seu jeito próprio, busco coisas que lhe deixam feliz. Não dá pra ficar em casa com ele o dia inteiro, vendo televisão. Então procuro atividades que ele goste. Isso, na realidade, é o que toda mãe deveria fazer com seu filho, independentemente de qualquer coisa”, ressalta.

Breno frequenta a APAE, à Rua Cristal, desde três anos. Sandra comenta que infelizmente, devido a mudanças administrativas, atualmente ele vai apenas duas vezes por semana. “Não é o ideal, mas mesmo assim, esse convívio social com outros pacientes, que cresceram junto com Breno na APAE, além dos pais e outras crianças, é importante”.

Ela lembra que “nós, mães da APAE, somos uma família, a gente se apoia e uma passa força à outra. Somos mães batalhadoras e vencedoras, que mesmo carentes e por vezes cansadas, nos dedicamos e cuidamos felizes, da melhor maneira possível, de nossas crianças”, ressalta.

Campanha

Desde fevereiro 2016, Sandra está tentando adquirir um veículo para transportar o filho. Para isso criou uma campanha para arrecadação de recursos.

Breno está sempre sorrindo para as pessoas

O carro é necessário porque são várias idas ao médico e especialmente por ele entrar em pânico ao entrar no ônibus, impossibilitando o uso deste tipo de transporte.

Segundo ela, conseguir um táxi especial às vezes é difícil, então um carro traria mais agilidade e conforto para o filho. “Eu decidi fazer uma campanha com bazar e rifas, para comprar um carro capaz de transportá-lo adequadamente. Falta pouco e até o final deste ano consigo, se Deus quiser”, concluiu.

Quem quiser contribuir, Sandra está rifando um conjunto da Tupperware, a R$10,00 o bilhete e também vendendo duas camisas originais do Atlético Mineiro. Os interessados podem ligar ou mandar um Whatsaap para (31) 996742615.

Doações em dinheiro
Doações de qualquer quantia pode ser depositada na conta:
Breno Soares Melo
Caixa Econômica Federal – Agência 0086
Conta Poupança: 00037247-2 – Operação 013

Anúncios