Programação gratuita no Espaço do Conhecimento UFMG - Santa Tereza Tem
Logo

Programação gratuita no Espaço do Conhecimento UFMG

Fim de semana com oficinas e várias atividades gratuitas no Espaço do Conhecimento que fica na Praça da Liberdade.

Imprimindo o céu: visitantes produzem imagem do universo a partir de técnicas de gravura
Planetas, satélites, estrelas, constelações, asteroides, meteoros, cometas, galáxias… Cada um desses elementos celestes são peças de um grande quebra-cabeça: nosso imenso universo! No próximo sábado, 11 de maio, às 14h, o Espaço do Conhecimento UFMG promete ajudar os visitantes a vislumbrar o cosmos na atividade Imprimindo o céu.
Na oficina, os participantes são convidados a construir coletivamente um grande céu a partir de técnicas de gravura. Cada pessoa irá gravar um pedacinho do universo em folhas, que serão posicionadas lado a lado, formando um único carimbo, que será impresso em um grande papel. A atividade tem entrada gratuita e é indicada para maiores de 07 anos. Sábado, 11 de maio, às 14h.

Caminhos do Movimento: Passeio interativo por exposição discute os conceitos de energia, movimento e latência
Tão difícil quanto descobrir se a galinha veio antes do ovo ou vice-versa é pensar em uma ordem cronológica para os conceitos de energia e movimento: eles estão constantemente ligados e se desdobrando em outros elementos. Promover uma reflexão sobre esse elo é a proposta do percurso Caminhos do Movimento: latência, que acontece no próximo sábado, 11 de maio, às 18h15, no Espaço do Conhecimento UFMG.
Para pensar sobre o assunto, os visitantes irão buscar inspiração na exposição temporária do museu, uma parceria com a Petrobras. Em um passeio pela recém-inaugurada mostra Energia em Movimento, será possível explorar esses termos na companhia dos mediadores do museu.
A atividade tem duração prevista de aproximadamente uma hora e é voltada para maiores de 09 anos. Os interessados devem retirar uma senha gratuita na recepção. Sábado, 11 de maio, às 18h15.

Sábado com Libras: observação Noturna acessível em Libras
Nas noites de sábado, o teto retrátil do Terraço Astronômico do Espaço do Conhecimento UFMG se abre, revelando o céu de Belo Horizonte. De lá, é possível contemplar fenômenos celestes através de modernos telescópios. No dia 11 de maio, às 19h, os visitantes surdos estão convidados para Observação Noturna com Libras.
Durante a atividade, dois telescópios estarão apontados para objetos diferentes no céu. A atração é conduzida pelo Núcleo de Astronomia do museu e contará com a participação da atriz e intérprete de Língua de Sinais Dinalva Andrade. Os interessados precisam retirar uma senha gratuita, na recepção, a partir das 17h30. Sábado, 11 de maio, às 19h.

Caminhos do movimento: atividade aborda relação da força com as mais diversas dinâmicas humanas
Necessidade, dinâmica, ativismo. Cada uma dessas palavras se relaciona diretamente com outro conceito: a força. No próximo domingo, 12 de maio, às 15h, o Espaço do Conhecimento UFMG convida os visitantes a um passeio diferente por sua nova exposição temporária, Energia em Movimento, resultado de uma parceria com a Petrobras.
A mostra aborda a energia e o movimento a partir de perspectivas sociais, históricas e científicas. No percurso Caminhos do Movimento: força, o público vai explorar a ligação de variadas dinâmicas humanas com a força. A participação é gratuita e indicada para maiores de 06 anos. É necessário retirar uma senha na recepção antes do início da atividade. Domingo, 12 de maio, às 15h.

Anúncios