Toninho Horta e convidados no Festival do Dia Internacional do Jazz - Santa Tereza Tem
Logo

Toninho Horta e convidados no Festival do Dia Internacional do Jazz

Toninho Horta e convidados no Dia Internacional do Jazz, em Santa Tereza

Santa Tereza mais uma vez sedia as comemorações do Dia Internacional do Jazz, 30 de abril, que festejado em todo o mundo. Quem ganha com isso é o público que aprecia a música instrumental e especialmente o jazz.

A festa, 3ª edição do Festival Dia Internacional do Jazz, será comandada pelo guitarrista Toninho Horta, que recebe diversos músicos convidados, no dia 28 de abril, domingo, a partir das 16h30, o Bar do Museu Clube da Esquina.

Vídeo no Festival do Dia Internacional do Jazz 2018

Toninho Horta, que participou do  Clube da Esquina e é um dos grandes intérpretes e divulgadores do jazz em Minas Gerais, é o organizador do evento, por meio do Instituto Maestro João Horta do qual ele é fundador.

Eventos semelhantes vão acontecer nesta época em cerca de 200 cidades mundo afora. Toninho Horta explica que esta comemoração é oficializado pela UNESCO e visa manter vivo não só o jazz tradicional, mas a liberdade de improvisação, que marca o estilo, a sofisticação das harmonias e todas as vertentes do estilo.  ” “E o jazz tem importância fundamental na cultura musical brasileira e mundial ”, observa Toninho Horta, que é considerado um mestre mundial da guitarra e das improvisações.


Toninho Horta – Festival Dia Internacional do Jazz em 2018 –
Foto: Eliza Peixoto

Muito difundido e valorizado nos EUA e Europa, o jazz vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Mas ainda é difícil encontrar espaços que valorizem esse estilo musical e suas inúmeras variações. Belo Horizonte já possui no seu calendário de eventos culturais, alguns festivais de jazz que já mostraram o quanto o público vem se envolvendo com tal estilo.

Neste mês foi aprovado na Câmara Municipal de Belo Horizonte o Dia do Jazz, tornando a data oficial nas comemorações do calendário anual de ventos da capital mineira.

Convidados

As apresentações contam com diversas atrações, como o próprio Toninho Horta e banda, Mara do Nascimento, Clóvis Aguiar, Beto Lopes, Tattá Spalla, Maria Bragança, Rai Medrado, Camila Rocha, Enéias Xavier, Ezequiel Lima, Ivan Corrêa, Marcos Garcia, Mateus Ramos, Paulo Fróis, Samy Erick, Zé Dias, entre outros. Além dos instrumentista mais conhecidos do público, jovens músicos também terão a oportunidade de mostrar o seu trabalho

Bárbara Barcellos no Festival de 2018 em Santa Tereza

Segundo Toninho Horta, “será uma tarde dedicada ao jazz, em um evento bem bacana, apesar de não ser realizado em um espaço maior, devido a falta de patrocínio. Por essa mesma razão os músicos vão se apresentar voluntariamente. um presente que os instrumentistas estão dando ao jazz e especialmente  ao público”.

Curiosidade: A história do Jazz começou em 1917, quando a Original Dixieland Jass – depois Jazz – Band (ODJB), de Chicago, nos EUA, gravou, no dia 26 de fevereiro, as canções “Livery Stable Blues” e “Dixie Jass Band One-Step”.

Serviço
Dia Internacional do Jazz – Toninho Horta e convidados
Data: 28 de abril, a partir das 16h30
Local: Bar do Museu Clube da Esquina – Rua Paraisópolis, 738
Entrada: 20,00
Reservas: 99688-0558

Anúncios