Abertas inscrições para o TAU - Santa Tereza Tem
Logo

Abertas inscrições para o TAU

Abertas inscrições para o TAU – Território Arte Urbana mostra de intervenções artísticas a céu aberto

 O Projeto vai selecionar 18 artistas e as inscrições gratuitas acontecem entre 17 de abril e 12 de maio. Para se inscrever, o candidato deve preencher a ficha de Inscrição disponível no link territorioarteurbana.com.br/inscricao.

Como foi em 2018, o TAU – Território Arte Urbana, promoverá intervenções artísticas nas fachadas e vitrines de bares e comércios dos bairros Santa Tereza e, nesta edição, também no Horto.

Os 18 artistas selecionados farão 11 obras em onze espaços distintos, formando um circuito pelas ruas dos bairros, culminando na Praça Rua Conselheiro Rocha, 2845, onde acontecerão mais sete obras no muro do metrô, que circunda a parte baixa de Santa Tereza. As ações acontecerão entre 12 e 21 de julho, com realização ao vivo pelas ruas dos bairros. Os trabalhos estarão expostos para visitação durante 42 dias, de 21 de julho a 1o de setembro.

Artista Priscila Amoni na fachada do Birosca, na edição 2018 Foto: Eliza Peixoto

 A curadoria será feita pelos artistas visuais Karina Felipe e Binho Barreto e artistas de todo o Brasil, individuais, duplas ou coletivos podem se inscrever para realizar obra em diferentes técnicas e linguagens como desenho, pintura, colagem, graffiti, muralismo, intervenção, escultura e fotografia.

A partir das inscrições nesta convocatória, o projeto vislumbra também a possibilidade de um pequeno mapeamento de artistas de Belo Horizonte, Minas Gerais e do Brasil, dedicados a pensarem a relação entre a arte e a cidade.

Idealizadora do projeto, a produtora Gisele Milagres aposta na democratização possibilitada pelo gesto de levar a arte para a rua e na busca de uma arte mais humanizada. “Nesta edição, buscamos retomar o amor das pessoas pela cultura, assim como o reconhecimento de sua importância para a apropriação da cidade onde vivem e do espaço público como parte de sua história e fundamental para o seu desenvolvimento social”, explica.

Gisele Milagres, idealizadora do projeto – foto Eliza Peixoto

“A ideia é que o público participe dos processos de produção das obras e de toda a programação do evento, buscando esse lugar da rua como mais um espaço de convivência, promotor de conhecimento, fortalecendo a cidadania e o sentimento de pertencimento. Isso implica entender a noção de patrimônio público – que é o caso dos bairros Santa Tereza e também bairro Horto – como algo a ser conservado, mas sem perder a possibilidade de diálogo com as produções contemporâneas”, diz Gisele.

Sobre o TAU

O TAU é uma mostra de intervenções de artes visuais em diversas linguagens e técnicas nas fachadas e vitrines de bares e comércios do bairro Santa Tereza e Horto, formando um museu a céu aberto com obras de arte temporárias.

A iniciativa é da Mercê Soluções Culturais, formada por Gisele Milagres, Gustavo Ruas e Maria Carolina Campos. O projeto promove um espaço de experimentação para artistas em busca de novos desafios, fortalecendo o movimento da arte na rua em Belo Horizonte e sua relação com a cidadania e a ocupação do espaço público.

Intervenção no Salão da Lea, na Mármore/ 2018

Visa ainda potencializar a vocação artística e turística destes bairros, democratizar o acesso à arte e aproximar o público transeunte da arte contemporânea, onde ele poderá desfrutar das intervenções realizadas. O festival é também um espaço de experimentação para artistas em busca de novos desafios e promove a reflexões na relação cidadão e do uso do espaço público.

O projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio do Instituto UNIMED BH e apoio da Diretoria de Patrimônio Cultural de Belo Horizonte e da CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos.

SERVIÇO TAU – Território Arte Urbana
Local: Bairros Santa Tereza e Horto, BH/MG: Rua Mármore, Rua Quimberlita, Rua São Gotardo, Rua Paraisópolis, Rua Salinas, Rua Pirite, Rua Silvianópolis, Rua Conselheiro Rocha, 2845 e R. Pouso Alegre, 2952 – Horto
Inscrições: 17 de abril a 12 de maio
Execução das obras: 12 a 21 de julho
Mostra aberta ao público: 21 de julho a 01 de setembro
Realização: Mercê Soluções Culturais
Edital de convocatória
Mais informações no site: www.territorioarteurbana.com.br

Matérias relacionadas
A arte nas ruas em Santa Tereza

Encerramento do TAU

Anúncios