Demolida a casa de João Barbarella - Santa Tereza Tem
Logo

Demolida a casa de João Barbarella


Demolida a casa de João Barbarella, mas a próxima construção irá respeitar a ADE de Santa Tereza

Quem passa pela Rua Tenente Durval 103, esquina com Tenente de Freitas vê agora o entulho de demolição no lugar da antiga casa, onde viveu o João Barbarella e seu irmão o artista plástico, Gunimer.

O imóvel, que estava abandonado e deteriorado pelo tempo e as intempéries, teve o processo de tombamento aprovado em 2015. Entretanto, já que poderia desmoronar e oferecia riscos à população, teve liberada a sua demolição.

João Barbarella, já falecido, era muito conhecido e amigo da juventude da década de 80, pois era dono do Bar Barbarella, na Rua Estrela do Sul, frequentado pela galera. Foi lá que surgiu a ideia da Banda Santa.

Antes da demolição, mas já bem deteriorada

Parafaseando o velho poeta de Itabira, Carlos Drummond Andrade, agora é apenas uma foto na parede.

O começo da demolição, já sem o telhado. Foto: Cláudia Krautz

Françoise Jean de Oliveira Souza (diretora da Diretoria de Patrimônio Cultural, Arquivo Público e Conjunto Moderno da Pampulha) explica que “já em 2013 época, a edificação apresentava um avançado estado de arruinamento. Passados alguns anos, a situação do imóvel se agravou, o que fez com que o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte, em reunião realizada em dezembro de 2018, acatasse ao pedido apresentado pelo proprietário do imóvel de rever o grau de proteção da casa, alterando-a para Registro Documental”.

Foto: Cláudia Krautz

Apesar da permissão para a derrubada do imóvel, Françoise Jean ressalta que conforme deliberação do Conselho, a nova edificação a ser implantada no terreno deverá respeitar a altura máxima de 7 metros, e ser edificada no alinhamento de modo a respeitar a ambiência e a paisagem protegida.

O engenheiro Marcos Paulo, o proprietário, é um apaixonado morador do bairro e explicou que “ainda não tenho um projeto definido para a área. “A preocupação primeira era com a questão de um possível desmoronamento já que a casa estava cheia de trincas por todo lado. Ainda tinha o problema de não ter rede de esgoto e uma fossa no fundo, que também poderia trazer problemas para os imóveis vizinhos.  Mas uma coisa é certa o que eu for construir ali será algo que tenha a ver com as características do bairro e respeitando a ADE de Santa Tereza”.

Veja publicação no Diário oficial do Município.

Deliberação n. º 098 / 2018

Análise e deliberação sobre revisão de grau de proteção do imóvel localizado na Rua Tenente Durval 103 (lote 025, quarteirão 028, 7ª seção suburbana) pertencente ao Conjunto Urbano do Bairro Santa Tereza. Relatoria: Célia Maria Corsino. Deliberou pela revisão do grau de proteção do bem para o 2º grau, a saber, Registro Histórico Documental e pelo atendimento às diretrizes previstas para o Conjunto Urbano do Bairro de Santa Tereza em caso de nova edificação ser proposta para o lote.

 (http://portal6.pbh.gov.br/dom/iniciaEdicao.do?method=DetalheArtigo&pk=1205593

Anúncios