Fim de semana no Espaço do Conhecimento UFMG - Santa Tereza Tem
Logo

Fim de semana no Espaço do Conhecimento UFMG

Fim de semana com atividades gratuitas no Espaço do Conhecimento que fica na Praça da Liberdade, nº700.

Café Controverso: Diálogos em Movimento – Automação e robótica no mercado de trabalho
O avanço tecnológico tem sido razão de enormes transformações na nossa vida, e muitos especialistas se preocupam com os impactos no mercado de trabalho. De acordo com estimativas da consultoria McKinsey, somente no Brasil, 15,7 milhões de trabalhadores serão afetados pela automação até 2030. Muitos cargos como digitadores e datilógrafos ficaram obsoletos, enquanto robôs começaram a realizar cirurgias de alta complexidade.
A expansão da inteligência artificial, destinada principalmente a serviços repetitivos, divide opiniões. De um lado, o aumento do desemprego e da exclusão dos menos escolarizados; do outro, a geração de novos cargos especializados e a liberação de profissionais de cargos monótonos. Nessa contraposição, mora o debate: até que ponto os robôs serão benéficos e qual o risco de eles tomarem o lugar de trabalhadores nas empresas?
Para discutir esse desafio, o Espaço do Conhecimento UFMG promove no próximo sábado, o Café Controverso: Diálogos em Movimento com o tema Automação e robótica no mercado de trabalho. Os convidados são Mateus de Araújo Carvalho, engenheiro de processamento da Petrobras e mestre em Inteligência Computacional pela UFMG, e Mário Fernando Montenegro, pró-reitor de pesquisa e professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG e doutor em Computer and Information Sciences pela Universidade da Pensilvânia. Sábado, 13 de abril, às 10h.

De olho na Lua: oficina gratuita sobre as fases do nosso satélite natural
A mudança da Lua, ao longo do mês, sempre fascinou o ser humano. Dependendo do dia, vemos a fase nova, crescente, cheia ou minguante. No próximo sábado, 13 de abril, às 14h, os visitantes do Espaço do Conhecimento UFMG vão aprender a prever a visibilidade do nosso satélite natural em qualquer dia e horário.
Na oficina Fases da Lua, o público usa modelos de papel, a luz do sol e o próprio corpo para compreender alguns fenômenos celestes: quando a lua nasce e se põe, suas fases e as causas dos eclipses. A atividade é indicada para maiores de 08 anos e tem duração prevista de uma hora. Os interessados devem retirar uma senha gratuita na recepção do museu. Classificação 8 anos. Sábado, 13 de abril, às 14h.

Caminhos do movimento: conceito de ritmo é tema de passeio pela exposição interativa
Há quem pense em números, fórmulas e conceitos físicos quando escuta as palavras energia emovimento. Nessa situação, existem ainda aqueles que logo evoquem as artes: dança, música, teatro. Ninguém está errado! Esses conceitos envolvem os mais diversos aspectos das nossas vidas. A atividade Caminhos do Movimento: ritmo, que acontece no próximo sábado, dia 13 de abril, vai provar isso.
Às 16h, quem visitar o Espaço do Conhecimento UFMG vai refletir sobre o assunto na companhia dos mediadores do museu. A mostra interativa Energia em Movimento, resultado de uma parceria com a Petrobras, será palco da atração, que explora o conceito de ritmo e seus desdobramentos em nosso corpo, na arte e na física.
A atividade tem participação gratuita e é voltada para maiores de 06 anos. Para participar, basta retirar uma senha gratuita na recepção. Classificação 6 anos. Sábado, 13 de abril, às 16h.

Histórias da África de A a Z – Contação de histórias relembra personagens importantes da cultura africana
Toda cultura tem suas próprias narrativas sobre o surgimento do universo e do ser humano. No continente africano, não é diferente. São muitas as crenças e os imaginários de grupos étnicos que mobilizam relações de ancestralidade e religiosidade. No próximo sábado, 13 de abril, às 18h15, o público do Espaço do Conhecimento UFMG vai conhecer a história desses povos e seus heróis, que inspiram o mundo.
Histórias da África de A a Z apresenta às crianças personagens importantes das culturas Akan, Banto, Yorubá e Zulu. A contação de histórias tem entrada gratuita e classificação livre. Para participar, é necessário retirar uma senha na recepção. Classificação livre. Sábado, 13 de abril, às 18h15.

Sábado com Libras promove observação do céu acessível para surdos
Uma das atividades mais procuradas do Espaço do Conhecimento UFMG, a Observação Noturna permite que os visitantes olhem para objetos celestes com a ajuda de dois telescópios, podendo ver com mais detalhes a Lua ou um planeta, por exemplo.
Os participantes contarão com o auxílio da intérprete de Libras e atriz Dinalva Andrade. Os interessados precisam retirar uma senha gratuita, na recepção, a partir das 17h30. A atividade integra a programação de abril do projeto Sábado com Libras. Sábado, 13 de abril, às 19h . Onde: Terraço Astronômico do Espaço do Conhecimento UFMG.

Caça às palavras com curiosidades sobre ancestralidade indígena tupi
Um dos primeiros povos que os europeus encontraram quando atracaram em nossa costa marítima, no século 16, foi o grupo tupi. A relação entre brancos e indígenas nem sempre foi harmoniosa, mas foi muito importante para a consolidação de uma cultura brasileira. Esse legado tupi será retomado no próximo domingo. Na atividade Caça às Palavras, o público conhecerá hábitos, comidas, práticas, instrumentos e palavras tupis enraizados no cotidiano do país. Para isso, haverá um caça-palavras pela exposição Demasiado Humano. O percurso tem classificação indicativa de 06 anos. Para participar, é preciso retirar uma senha na recepção. Domingo, 14 de abril, às 15h

Anúncios