Atividades gratuitas no Espaço do Conhecimento UFMG - Santa Tereza Tem
Logo

Atividades gratuitas no Espaço do Conhecimento UFMG

Fim de semana no Espaço do Conhecimento que fica na Praça da Liberdade, nº700.

Observação noturna do céu com telescópios no Terraço Astronômico
Observação do céu noturno por meio de telescópios está de volta à programação do Espaço do Conhecimento UFMG. A atividade é uma das mais procuradas pelos visitantes, que poderão ver planetas, estrelas e vários outros astros que povoam nosso universo a partir de 06 de abril, próximo sábado, das 19h às 21h. A entrada é gratuita, mas é necessário retirar uma senha na recepção do museu.
O Terraço Astronômico do Espaço conta com dois telescópios e um teto retrátil. Assim, o público pode contemplar dois objetos diferentes na mesma noite. É possível, por exemplo, ver a Lua e um planeta em uma única visita ao museu. A atividade é conduzida pela equipe do Núcleo de Astronomia. Todos os sábados, são distribuídas 120 senhas, por ordem de chegada, a partir das 17h30. Todo sábado, das 19h às 21h.

Caminhos do movimento: latência – Passeio interativo pela nova exposição
São difícil quanto descobrir se a galinha veio antes do ovo ou vice-versa é pensar em uma ordem cronológica para os conceitos de energia e movimento: eles estão constantemente ligados e se desdobrando em outros elementos. Promover uma reflexão sobre esse elo é a proposta do percurso Caminhos do movimento: latência, que acontece no próximo sábado, dia 06 de abril, às 18h15, no Espaço do Conhecimento UFMG.
Para pensar sobre o assunto, os visitantes irão buscar inspiração na nova exposição temporária do museu, uma parceria com a Petrobras. Em um passeio pela recém-inaugurada mostra Energia em Movimento, será possível explorar esses termos na companhia dos mediadores do museu.
A atividade tem duração prevista de aproximadamente uma hora e é voltada para maiores de 06 anos. Os interessados devem retirar uma senha gratuita na recepção. Sábado, 06 de abril, às 18h15. Classificação 6 anos.

Oficina Teatro dos Planetas – visitantes encenam planetas do Sistema Solar
Espaço do Conhecimento UFMG sabe que aprender brincando é muito mais divertido! Por isso, no próximo sábado, 06 de abril, às 14h, o público é convidado a encenar corpos celestes do Sistema Solar para compreender seus movimentos e posições. A oficina Teatro dos Planetas é gratuita e indicada para maiores de 06 anos.
Ao encarnarem Júpiter, Vênus, Saturno e outros planetas, os participantes aprendem, por exemplo, sobre a velocidade em que eles giram em torno do Sol. Tudo isso acontece em um amplo Tapete Astronômico, sobre o qual os visitantes identificam as órbitas e encenam a translação dos corpos celestes. Para participar, é preciso retirar uma senha na recepção. Sábado, 06 de abril, às 14h.

Sábado com Libras: Librário do Conhecimento
O Espaço do Conhecimento UFMG convida o público a aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras) de forma bem divertida. No dia 06 de abril, às 17h, o projeto Sábado com Libras realiza o Librário do Conhecimento, um jogo de cartas diferente. Com classificação livre, a atividade é uma forma lúdica de usar materiais didáticos inclusivos.
O Librário é uma tecnologia social que trabalha a relação entre ícones, sinal em Libras e palavra em português e foi desenvolvido no Centro de Estudos em Design e Tecnologia (CEDTec) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Em 2017, o Espaço criou sua própria versão do jogo com auxílio dos desenvolvedores. Os participantes serão orientados pela atriz e intérprete de Libras Dinalva Andrade. A entrada é gratuita. Sábado, 06 de abril, às 17h

Oficina Jogos teatrais incentiva lado artístico das crianças
Deixar a timidez de lado pode ficar mais fácil no Espaço do Conhecimento UFMG. No próximo domingo, 07 de abril, as crianças estão convidadas a se divertir e deixar a imaginação voar longe na oficina Jogos Teatrais. A atividade, que começa às 15h, revela uma pouco sobre o universo do teatro e seus elementos ao público.
A oficina tem duração de uma hora e meia e classificação etária de 05 anos. O número de vagas é limitado a 15 pessoas. Para participar, é necessário retirar uma senha na recepção do museu. Domingo, 07 de abril, às 15h.

Anúncios