LEVA em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

LEVA em Santa Tereza

LEVA em Santa Tereza: destinação correta do lixo

Uma boa notícia pra quem se preocupa com o destino a ser dado ao lixo produzido em sua casa: breve irá funcionar um LEVA (Local de Entrega Voluntária Assistida) no bairro.

A informação foi divulgada no sábado, dia 9 de março, durante a oficina ministrada por integrantes da Cooperativa de Catadores Coopersol Leste e da comunidade Rastafari Roots Ativa, que operam resíduos em Santa Tereza.

Oficina para apresentação do LEVA na Praça Duque de Caxias no dia 9/03
Foto: Eliza Peixoto

O LEVA, que provavelmente irá funcionar na Rua Anhanguera, é um ponto fixo para você levar os resíduos orgânicos (cascas de frutas, verduras, restos de comida) e os secos (papel, plástico, vidro) passíveis de reciclagem. Assim, os moradores das ruas que não estão na rota do caminhão da Rede Lixo Zero, terão um local fixo para deixar o lixo.

Por que assistido? Porque, segundo Vilma Dias Estevam, presidente da Coopesol Leste, haverá sempre uma pessoa da Cooperativa, para orientar os moradores e receber o material, evitando que aconteça como era nos antigos pontos de entrega do bairro, onde por mal uso, havia muita sujeira e depredação.

Desta forma, praticamente todo o lixo produzido, seja em residência, estabelecimentos comerciais, bares e restaurantes terão o fim correto: reciclagem. Apenas aqueles que não têm utilização posterior como papel higiênico, por exemplo, entre outros serão recolhidos pelo caminhão da SLU e levados para o aterro sanitário.

Maria Teresa Paulina Aguilar, moradora do bairro e integrante da Pastoral da Saúde da Paróquia de Santa Teresa, veio à atividade, para se informar melhor. Ela considera que a implantação do LEVA é essencial para promover a conscientização da população para o problema da sustentabilidade no conceito global e sobre como nós estamos contribuindo para impactar negativamente o meio ambiente. “As pessoas precisam ser sensiblizadas para o problema do resíduo e entendam que nossa geração não vai sofrer muito as consequências desse descaso, mas nossos filhos e netos, sim”.


Vilma Dias Estevam e Maria Teresa Aguilar. Foto: Eliza Peixoto

Outro ponto importante, segundo Teresa, “é esclarecer sobre como nós, cidadãos, podemos atuar na diminuição da superlotação dos aterros sanitários. Ao separar os resíduos para reciclagem, vamos diminuir o lixo que é levado para o aterro, prolongando o tempo de uso e diminuindo a produção do gás metano. E ainda contribui para a prevenção de doenças”.

Sobre a Rede Lixo Zero Santa Tereza

Este é um projeto piloto, que está sendo implantado, desde 2017 no bairro Santa Tereza. Trata-se de um conjunto de estratégias e ações, que mobilizam moradores e propõe um novo olhar sobre o que descartamos.

A rede, movimento solidário e colaborativo de coleta seletiva de resíduos, é integrada pela Escola Municipal Prof. Lourenço de Oliveira (EMPLO), Associação Comunitária (ACBST), Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Cooperativa Solidária de Trabalhadores e Grupos Produtivos da Região Leste (COOPESOL LESTE), Rastafari Roots Ativa (coletivo que trabalha a destinação dos resíduos orgânicos e compostagem e o Portal SANTATEREZATEM.

Pelo mapa do roteiro (onde estão os pontos amarelos, ainda há muitas ruas a serem cobertas pela coleta. O LEVA irá suprir parte disso.

A Rede não é um programa mantido pela Prefeitura ou órgãos públicos, apesar de contar com o apoio da PBH, mas uma iniciativa de coletivos e cidadãos preocupados em tornar nosso bairro e o planeta um lugar melhor.

Assim, toda segunda-feira o caminhão coletor da Coopeleste faz um trajeto já predeterminado, apanhando os resíduos já separados pelos moradores das ruas contempladas. Infelizmente, nem todas as ruas do bairro fazem parte da rota, pois a Coopeleste conta apenas com um veículo, daí a importância do LEVA.

Foto: Julia Duarte

Roteiro da coleta do caminhão: Ruas Anhanguera, Salinas
(no intervalo entre Ruas Anhanguera e  Gennaro Masci), Teixeira Soares, Itacolomito, Esmaltina, Buenópolis, Jaspe, Gennaro Masci, Pouso Alegre (no intervalo entre Ruas Anhanguera e  Gennaro Masci), Mármore e Rua Divinópolis. A coleta é realizada todas as segundas-feiras, a partir das 9h.

Matérias relacionadas
Rede Lixo Zero e Regional Leste preveem ações conjuntas

Notícias da Rede LIxo Zero

Coopesoleste na Rede Lixo Zero Santa Tereza

Programa Lixo Zero em Santa Tereza

Anúncios