Semana do Cérebro - Santa Tereza Tem
Logo

Semana do Cérebro

Semana do Cérebro revela curiosidades sobre a mente com atividades divertidas no Espaço do Conhecimento UFMG

Por muito tempo, o funcionamento do cérebro foi uma incógnita. Mas, há algumas décadas, a neurociência começou a desvendar os mistérios desse órgão. Afinal, o que temos dentro da nossa cabeça? Evento que já virou tradição no Espaço do Conhecimento UFMG, a Semana do Cérebro vai responder a muitas dúvidas do público de 12 a 17 de março.

A realização faz parte de um movimento mundial de incentivo ao conhecimento sobre a mente humana e é uma iniciativa da Dana Foundation, entidade filantrópica norte-americana que patrocina pesquisas sobre o tema. Há cinco anos, a UFMG promove o evento por meio do Núcleo de Neurociências (NCC), numa ação conjunta com a Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC). Neste ano, também haverá atividades no Hospital João XXIII e no campus Pampulha.

Neurociência para todas as idades
Por meio de atividades instigantes e interativas, a Semana do Cérebro torna mais fácil o entendimento deste órgão para todas as idades. Da terça-feira até o domingo, a oficina Sentidos: o que é a realidade revela como nossa mente constrói a realidade pela visão, a audição, o tato, o olfato e o paladar. A partir disso, os visitantes vão entender os limites da percepção humana. Já em O que o coração tem a ver com a emoção?, os participantes integram um experimento: serão monitorados enquanto veem um vídeo que afeta o emocional e, consequentemente, a frequência cardíaca.

De lá, o público pode visitar o stand Mitos e verdades sobre o cérebro, que desafia nosso senso comum sobre a mente, e em Iluminando o Cérebro, pesquisadores revelam como novas tecnologias permitem o estudo de funções cerebrais complexas, como a memória.

Por fim, a oficina Pane no sistema: entendendo algumas doenças do sistema nervoso vai mostrar como alguns sintomas bem conhecidos pelos visitantes podem ser indícios de um AVC ou até mesmo da esclerose múltipla. A ideia é mostrar, em uma linguagem acessível e lúdica, como esses problemas causam alterações motoras, comportamentais e de memória.

Xô, fake news!
Todos os dias, notícias sobre o sistema nervoso são veiculadas nas mídias, mas nem sempre elas contam tudo que há por trás dos achados. Por isso, na sexta-feira, sábado e no domingo, 15, 16 e 17 de março, a atividade NeuroNews apresenta: FakeNews aborda de forma divertida algumas manchetes sobre o tema.
Vídeos serão mostrados aos visitantes, que serão entrevistados para dizerem se a reportagem é verdade ou mentira. A brincadeira, que ocorre entre 13h e 17h, abrirá uma discussão sobre o fazer científico.

Lições de um minicérebro
Na quarta-feira, 13 de março, a abelha Apis mellifera se tornará o centro das atenções. A espécie tem sido usada no estudo de neurociências devido a sua relativa simplicidade cerebral e à alta capacidade cognitiva. Alguns dos aspectos mais curiosos sobre o pequenino cérebro da abelha serão apresentados a partir de quatro eixos: comportamento social, aprendizagem e memória, sentidos especiais e o desaparecimento delas no mundo.

O sono e o cérebro
Os seres humanos passam um terço da vida dormindo, o que faz dessa fase do dia tão importante quanto a que passam acordados. Saber mais sobre o sono é fundamental para uma relação melhor com o funcionamento do corpo e, principalmente, do cérebro. Na oficina Por que dormimos?, nos dias 12, 13, 15, 16 e 17 de março, o público vai descobrir a importância desse ritual diário.

Desvendando a dopamina
Um dos neurotransmissores mais famosos, a dopamina é conhecida como responsável pelo prazer. Em um jogo de perguntas e respostas, a atividade Neurodesenvolvimento e dopamina conta um pouco mais sobre as funções dessa substância no nosso organismo. Em uma mesa, amostras de cérebros de camundongos e larvas de Zebrafish ajudam a explicar sua importância.

Serviço
Data e horário: 12, 13, 14, 15 e 17 de março, das 10h às 17h, e 16 de março, das 10h às 21h
Local: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH
Entrada gratuita
Classificação livre
Informações: (31) 3409-8352 | (31) 99306-0348

Anúncios