Atividades gratuitas no Espaço do Conhecimento UFMG - Santa Tereza Tem
Logo

Atividades gratuitas no Espaço do Conhecimento UFMG

Veja as atividades gratuitas para este fim de semana no Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade, nº700.

Na oficina “Coleção de Estrelas” visitantes criam as próprias constelações
As noites estreladas são um ótimo combustível para a imaginação. Quem olha para o céu consegue enxergar diferentes figuras, como animais, personagens folclóricos e até seres humanos. No próximo sábado, 09 de março, às 15h, o Espaço do Conhecimento UFMG convida os visitantes a criarem suas próprias constelações na oficina Coleção de Estrelas.
Os participantes usarão mapas estelares e, no verso, escreverão narrativas que contam a história daquele conjunto de pontinhos brilhantes. A atividade é gratuita e indicada para maiores de 06 anos. Os interessados devem retirar uma senha gratuita na recepção do museu. Dia 09 de março, sábado, 15h.

Sábado com Libras: jogo de cartas ensina Língua de Sinais de forma divertida
Aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras) pode ser muito divertido. No próximo sábado, 09 de março, às 16h, o Espaço do Conhecimento UFMG convida surdos e ouvintes a brincar com um jogo de cartas diferente e inclusivo. Com classificação livre, o Librário do Conhecimento é uma forma lúdica do uso de materiais didáticos inclusivos.
Parte da programação do Sábado com Libras de março, o Librário é uma tecnologia social que trabalha a relação entre ícones, sinal em Libras e palavra em português e foi desenvolvido no Centro de Estudos em Design e Tecnologia (CEDTec) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Em 2017, o Espaço criou sua própria versão do jogo com auxílio dos desenvolvedores. Os participantes serão orientados pela atriz e intérprete de Libras Dinalva Andrade. A entrada é gratuita. Dia 09, sábado, às 16h

Oficina “Chaturanga: do Elefante ao Bispo “ convida público a se divertir com jogo de tabuleiro
Com registros datados do século 6, na Índia, o xadrez é um dos jogos mais antigos da história. Repleto de referências a monarquias antigas e medievais, e com representações da guerra, a brincadeira é uma expressão cultural de uma época que segue viva nos dias de hoje. No próximo sábado, 09 de março, às 18h15, os visitantes do Espaço do Conhecimento UFMG vão conhecer as origens do xadrez.
Os indícios históricos mostram que o xadrez surgiu de outro jogo, chamado de chaturanga. Aberta para crianças a partir de 10 anos, a atividade Chaturanga: do Elefante ao Bispo vai mostrar ao público essa evolução dos tabuleiros, além de revelar paralelos entre as peças e suas funções e as tomadas de poder que ocorreram ao longo da trajetória humana. Para participar, é necessário retirar uma senha gratuita na recepção do museu. Dia 09 de março, sábado, 18h15.

As 12 tarefas de Hércules: brincadeira transforma crianças em semideuses
Quem pensa que só o semideus Hércules foi capaz de realizar as tarefas impostas por Zeus, como relata a mitologia grega, está muito enganado. As crianças vão provar o contrário na atividade As 12 tarefas de Hércules, no Espaço do Conhecimento UFMG, no próximo domingo, 10 de março, às 15h.
Em meio à exposição Demasiado Humano, os pequenos seguirão pistas para completar os trabalhos, como domar o touro de Creta e andar com ele sobre as águas até o palácio do rei Euristeu. A brincadeira tem classificação livre. Os interessados em participar devem retirar uma senha gratuita na recepção do museu. Dia 10 de março, domingo, às 15h.

Anúncios