Toninho Horta é obra de arte em Santa Tereza - Santa Tereza Tem %
Logo

Toninho Horta é obra de arte em Santa Tereza

O músico Toninho Horta, expoente do Clube da Esquina, recebe como presente pelos seus 50 anos de carreira e 70 anos de vida um grande painel na Rua Dores do Indaiá, 187, em Santa Tereza. O painel foi feito pelos artistas visuais Hely e Ataíde Miranda, que também é morador de Santa Tereza.

Assim, quem passa pela rua, entre as Ruas Bocaiúva e Paraisópolis, se depara com a reprodução da capa do disco Moonstone, lançado pelo músico em 1989. A imagem foi a escolhida pelos artistas, por este ano o disco estar completando 30 anos.

Painel retrata capa do disco Moon Stone

Toninho Horta foi conhecer a obra assim que ficou pronta, no final da tarde de sexta-feira, dia 22, e entusiasmou-se com o que viu. “ Vocês fizeram uma obra de arte perfeita, retratando fielmente a minha emoção. A capa do disco teve uma recriação muito original. Só tenho a agradecer a vocês pelo trabalho e à Fortebanco por ter liberado o espaço. ”.

Toninho Horta entre Hely e Ataíde Miranda

A ideia da homenagem partiu do artista Hely, que entre outros trabalhos, já retratou Milton Nascimento no painel do muro da atual Escola Municipal Prof. Lourenço Oliveira, a EMPLO, na Rua Silvianópolis com São Gotardo. Ele convidou o amigo Ataíde e conseguiram a doação do muro com a empresa. Hely foi responsável por fazer o rosto do músico e segundo ele, “nós tiramos o Toninho da esquina do Clube e trouxemos para Dores do Indaiá. Além da homenagem, a obra é uma forma de divulgar para as novas gerações o legado desses músicos fantásticos”.

Ataíde Miranda retratou com flores, mulheres, violão e muita cor as composições do músico. Ele comenta que “Toninho Horta é considerado um dos maiores guitarristas do mundo e está tão perto da gente. Apesar de sua fama no exterior, principalmente nos Estados Unidos, Japão e Itália, não se faz de estrela. Além disso a gente tem de homenagear as pessoas enquanto elas estão vivas. É muito mais legal do que uma homenagem póstuma”.



Denise Borges Santana, gerente comercial do Grupo Fortebanco, empresa de vigilância e segurança, comenta que apesar de não residir em Santa Tereza, trabalha aqui há 17 anos e se sente integrante do bairro. Segundo ela, “a diretoria logo apoiou a ideia, pois o incentivo à cultura faz parte da política da Fortebanco. É um orgulho para nós ter cedido o espaço a esta obra brilhante do Hely e Ataíde, que retrata a cultura de Santa Tereza. O trabalho deles é talento puro e quem sabe a gente estende esta ideia a outros lugares?

Sobre o disco Moonstone
Integrante do Clube da Esquina, formado por Lô Borges, Milton Nascimento, Beto Guedes, Márcio Borges, Fernando Brant, os irmãos Cláudio e Flávio Venturini, entre outros músico, Toninho Horta levou a música brasileira, feita em Minas Gerais, mundo afora.

É considerado hoje um dos maiores guitarristas de jazz do mundo, sendo aclamado e respeitado internacionalmente. Mais de 80 músicas foram feitas em sua homenagem por artistas em todo o mundo

Autor de dezenas de música, tem um estilo próprio de tocar e compor melodias de sofisticadas harmonias. Leva na bagagem cerca de 30 discos gravados, entre os quais Moonstone, gravado em 1989, pela Verve Forecast. Destaque para canções “Bycicle Ride, Gershwin, Liana” e a faixa titulo, onde Toninho faz um duo de guitarra com Pat Metheny.

Capa do vinil Moonstone

Anúncios