Logo

Anônimos que fazem a diferença

Anônimos que fazem a diferença e tornam a vida mais leve

Há no mundo e em um universo bem menor, como nosso bairro, cidadãos e cidadãs anônimos, que não têm foto nas mídias sociais ou tradicionais, mas que com um pequeno ato fazem a diferença para melhorar a humanidade. Muitas vezes são coisas, que parecem pequenas, mas que têm valor imensurável.

Francisca Vargas com sua netinha em frente à roseira

Isso tudo é para falar de uma roseira na Praça Duque de Caxias, ao lado do Colégio Tiradentes, que floresce durante todo o ano e encanta com o vermelho de suas rosas. Sua beleza sempre me chamou a atenção, especialmente porque em determinados períodos podemos contar até mais de 20 flores.

Sempre tive curiosidade em saber quem plantou a tal roseira. Pois bem, descobri, por acaso, que  foram as mãos de Francisca Vargas, chamada pelos amigos de Chica, moradora da Rua Mármore. Ela conta que há quinze anos, ganhou a muda e com a ajuda de um estrangeiro, do qual ela não recorda mais o nome, que morava à época no bairro, plantou e cuidou da roseira com dedicação.

Com o passar dos anos, a pequena muda se transformou em um arvoredo, que apesar, de muitos roubarem as rosas, conseguiu vencer os vandalismos e é o orgulho de Francisca, que sempre vai à Praça e nunca se cansa de admirá-la.

Quando passarem pela Praça, observem com a roseira dá um colorido especial por lá. Obrigada, Francisca, por este presente dado a todos nós, frequentadores da Praça.

Anúncios