Quem é Pedro Barros o presidente da ACBST - Santa Tereza Tem
Logo

Quem é Pedro Barros o presidente da ACBST

Quem é Pedro Barros, o presidente da ACBST – Associação Comunitária de Santa Tereza

Pedro faz parte da turma dos nascidos e criados em Santa Tereza, onde mora há 36 anos e atualmente reside à Rua Formosa. Formado em economia, é também cientista social pela UFMG e funcionário público. Ele assumiu,no dia 02 de julho, a gestão da da Associação como presidente para o biênio 2018/2020. Apesar de jovem já tem uma certa experiência nessa atividade, pois integrou a diretoria anterior da ACBST.

Pedro tem uma relação afetiva com o bairro,  pois passou toda sua vida aqui. Ele comenta que “sempre morando em Santa Tereza, além do sentimento de pertencimento que isso gera, o bairro, por ser um polo musical e cultural em Belo Horizonte,  também traz orgulho aos seus moradores e para muitos a sensação de que devemos conservar estas características socioculturais. Raramente saio daqui, a não ser para trabalhar. Santa Tereza me oferece quase tudo de que preciso, muitos pontos de lazer, comércio e alimentação . Então frequento vários locais, como a Praça Duque de Caxias, o bar Bocaiuva, do Orlando, Bolão, os eventos do Mercado Vivo + Verde, Roque Presentes, Depósito Globo, Caton’s Burguer, Mr. Pança, Super Nosso, dentre outros”.

Perguntado sobre porquê se propor a dirigir a Associação, um trabalho voluntário e que tem uma série de cobranças por parte da comunidade, ele responde: “Justamente por esse sentimento de pertencimento. Também porque acredito que como cidadãos, devemos, participar da vida política que nos cerca. Quando falo isso não se trata da política de partidos como muita gente acha. A política é feita no nosso dia a dia, com a atitudes que tomamos frente à vida. A micro-política é tão importante quanto a macro, e é a partir dela que geramos resultados democráticos efetivos. Por consequência, buscamos garantir as características socioculturais do bairro, além da manutenção de sua ADE.”

Ele tem uma mensagem específica para os moradores: “Santa Tereza é um lugar especial em Belo Horizonte. O que fazemos aqui tem reflexos diretos e indiretos na forma como o poder público enxerga a sociedade civil na capital. Portanto devemos manter o trabalho para que o bairro continue a ser este local tão querido por quem aqui vive ou vem nos visitar.  E para isso é preciso a participação de todos os moradores, dos segmentos comerciais e de serviços com sugestões e especialmente com o  comparecimento às assembleias. São nos debates que surgem boas ideias e soluções.  Em breve marcaremos a primeira e divulgaremos a data para que todos possam estar presentes. Como a Associação não tem sede por falta de recursos financeiros, para facilitar a comunicação com os moradores temos uma página no Facebook. Qualquer sugestão ou mensagem pode ser enviada por aqui https://www.facebook.com/ACBST-”

Primeiras ações da ACBST

Reunião com a Regional Leste

“Já realizamos a primeira reunião com a Regional Leste,  no dia 28 de junho, mesmo antes da posse. Foi um conversa muito produtiva com José Henrique, coordenador da Regional. Esperamos continuar com a boa parceria na Regional Leste e, portanto, com a PBH.

Segurança

“No dia 19 de junho passado eu e mais dois diretores, Hernany e Vanessa, participamos da reunião com a Polícia Militar, onde já iniciamos contato com o Tenente Alexandre, responsável pelo setor de Santa Tereza.”

Vila Dias e São Vicente

“Agora depois da posse, vamos partir para uma das primeiras ações,  no sentido de aproximar os moradores da parte alta dos moradores das Vilas Dias e São Vicente, que necessitam atenção especial no momento. Existem questões a serem resolvidas que são de interesse mútuo para a melhoria da qualidade de vida das duas áreas do bairro. Além disso, continuamos com nosso trabalho em favor da ADE, ampliação da Rede Lixo Zero e  insistir junto à prefeitura sobre a melhor destinação na abertura do Mercado para o bairro e para a cidade”.

Saiba mais sobre a posse da nova diretoria

Anúncios